Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que mistura luta, dança, música e cultura popular. A gestualidade é uma das principais características da capoeira, pois os movimentos são realizados com muita expressividade e fluidez. Na aula de hoje, vamos explorar a gestualidade no jogo da capoeira, entendendo como os movimentos são executados e como a expressão corporal é importante para a arte. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema em grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 min)

    Professor, apresente o tema e explique como a metodologia será aplicada.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Movimentos da capoeira (20 min)

    Os alunos irão criar uma sequência de movimentos da capoeira que expressem diferentes emoções, como alegria, tristeza, raiva, entre outras. Depois, irão apresentar a sequência para os colegas e explicar como a gestualidade é importante para a expressão dos movimentos.

    Estação 2 - Música e gestualidade (20 min)

    Os alunos irão criar uma música que represente a gestualidade da capoeira. Eles podem usar instrumentos musicais ou objetos do cotidiano para criar sons. Depois, irão apresentar a música para os colegas e explicar como a gestualidade é importante para a expressão da música.

    Estação 3 - História da capoeira (20 min)

    Os alunos irão pesquisar sobre a história da capoeira e como a gestualidade é importante para a arte. Depois, irão criar um texto ou uma apresentação em slides para explicar o que aprenderam para os colegas.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 min)

    Reúna a turma e proponha que cada grupo apresente o que criou nas estações. Faça também uma síntese do que foi aprendido na aula e como a gestualidade é importante para a capoeira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação dos movimentos, música ou texto.
  • Clareza na apresentação das atividades.
  • Cooperação e respeito com os colegas.
  • Compreensão do tema e da importância da gestualidade na capoeira.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar movimentos, música ou texto com criatividade.
  • Apresentar as atividades com clareza.
  • Cooperar e respeitar os colegas.
  • Compreender o tema e a importância da gestualidade na capoeira.