Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 min)
Professor, apresente o tema e explique como a metodologia será aplicada.Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Movimentos da capoeira (20 min)
Os alunos irão criar uma sequência de movimentos da capoeira que expressem diferentes emoções, como alegria, tristeza, raiva, entre outras. Depois, irão apresentar a sequência para os colegas e explicar como a gestualidade é importante para a expressão dos movimentos.
Estação 2 - Música e gestualidade (20 min)
Os alunos irão criar uma música que represente a gestualidade da capoeira. Eles podem usar instrumentos musicais ou objetos do cotidiano para criar sons. Depois, irão apresentar a música para os colegas e explicar como a gestualidade é importante para a expressão da música.
Estação 3 - História da capoeira (20 min)
Os alunos irão pesquisar sobre a história da capoeira e como a gestualidade é importante para a arte. Depois, irão criar um texto ou uma apresentação em slides para explicar o que aprenderam para os colegas.
Etapa 3 - Conclusão (10 min)
Reúna a turma e proponha que cada grupo apresente o que criou nas estações. Faça também uma síntese do que foi aprendido na aula e como a gestualidade é importante para a capoeira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Promover a pesquisa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade na criação dos movimentos, música ou texto.
- Clareza na apresentação das atividades.
- Cooperação e respeito com os colegas.
- Compreensão do tema e da importância da gestualidade na capoeira.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar movimentos, música ou texto com criatividade.
- Apresentar as atividades com clareza.
- Cooperar e respeitar os colegas.
- Compreender o tema e a importância da gestualidade na capoeira.