Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, dança e música. A gestualidade é um elemento fundamental na capoeira, pois é por meio dela que os movimentos são executados com precisão e beleza. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar a gestualidade na capoeira por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, que poderão ser encontrados em vídeos e imagens na internet.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Compartilhe exemplos de gestualidade na capoeira por meio de vídeos e imagens.Etapa 2 - Estudo prévio (30 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre a gestualidade na capoeira e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você poderá disponibilizar materiais de apoio, como textos, imagens e vídeos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema. Você poderá orientar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar as ideias centrais e sub-ideias desenvolvidas. Você poderá fazer comentários e esclarecer dúvidas.Etapa 5 - Exercícios práticos (30 minutos)
Os alunos irão praticar movimentos de capoeira que envolvem a gestualidade, como a ginga e a esquiva. Oriente os exercícios e realize correções de postura e gestualidade.Etapa 6 - Reflexão final (20 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar a gestualidade em outras atividades cotidianas. Você poderá fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Avaliação (10 minutos)
Avalie os mapas conceituais e a participação dos alunos na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado;
- Estimular a reflexão crítica sobre a gestualidade na capoeira e sua importância na execução dos movimentos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e sintetizar informações.
Critérios de avaliação
- Criatividade e clareza na construção do mapa conceitual;
- Participação ativa nas discussões em grupo e na prática dos exercícios;
- Reflexão crítica sobre a gestualidade na capoeira e sua aplicação em outras atividades cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos;
- Orientar a discussão em grupo e a prática dos exercícios;
- Fazer correções de postura e gestualidade durante os exercícios;
- Avaliar os mapas conceituais e a participação dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a gestualidade na capoeira e criar um mapa conceitual;
- Participar ativamente das discussões em grupo e da prática dos exercícios;
- Refletir sobre a importância da gestualidade na capoeira e sua aplicação em outras atividades cotidianas;
- Apresentar o mapa conceitual para a turma;
- Participar da avaliação da aula.