Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, dança e música. A gestualidade é um elemento fundamental na capoeira, pois é por meio dela que os movimentos são executados com precisão e beleza. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar a gestualidade na capoeira por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, que poderão ser encontrados em vídeos e imagens na internet.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Compartilhe exemplos de gestualidade na capoeira por meio de vídeos e imagens.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio (30 minutos)

    Os alunos deverão pesquisar sobre a gestualidade na capoeira e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você poderá disponibilizar materiais de apoio, como textos, imagens e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema. Você poderá orientar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar as ideias centrais e sub-ideias desenvolvidas. Você poderá fazer comentários e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos (30 minutos)

    Os alunos irão praticar movimentos de capoeira que envolvem a gestualidade, como a ginga e a esquiva. Oriente os exercícios e realize correções de postura e gestualidade.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (20 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar a gestualidade em outras atividades cotidianas. Você poderá fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação (10 minutos)

    Avalie os mapas conceituais e a participação dos alunos na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a gestualidade na capoeira e sua importância na execução dos movimentos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e sintetizar informações.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e clareza na construção do mapa conceitual;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na prática dos exercícios;
  • Reflexão crítica sobre a gestualidade na capoeira e sua aplicação em outras atividades cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos;
  • Orientar a discussão em grupo e a prática dos exercícios;
  • Fazer correções de postura e gestualidade durante os exercícios;
  • Avaliar os mapas conceituais e a participação dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a gestualidade na capoeira e criar um mapa conceitual;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da prática dos exercícios;
  • Refletir sobre a importância da gestualidade na capoeira e sua aplicação em outras atividades cotidianas;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma;
  • Participar da avaliação da aula.