Aula sobre A Globalizacao E O Consumo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A globalização é um tema muito presente na sociedade atual e envolve diversos aspectos, como a economia, a cultura e a mobilidade. O consumo é uma das principais consequências desse processo, já que a produção de bens e serviços se tornou globalizada e acessível a todos. Vamos estudar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade?

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a globalização afeta o consumo. Serão discutidos exemplos de produtos e marcas que são conhecidos mundialmente e como isso influencia a cultura e a mobilidade.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre uma empresa internacional que atua no Brasil e como sua atuação afeta a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. Os alunos irão trabalhar em grupos para analisar o caso e identificar as principais questões envolvidas.

  3. Etapa 3 - Elaboração do infográfico

    Com base no estudo de caso, os alunos irão criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas. O objetivo é que o infográfico sirva de apoio ao estudo de caso e ajude os alunos a organizar as informações.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre a empresa apresentada no estudo de caso e sobre outras empresas internacionais que atuam no Brasil. O objetivo é que eles identifiquem como essas empresas afetam o consumo, a cultura e a mobilidade.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão preencher as lacunas do infográfico. O objetivo é que eles organizem as informações de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma. O objetivo é que os alunos compartilhem suas descobertas e aprendam juntos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi estudado na aula e como a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais afeta a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de organização e comunicação de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico elaborado.
  • Capacidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na análise do estudo de caso.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fazer a síntese do que foi estudado na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo na análise do estudo de caso e na elaboração do infográfico.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e organizada.
  • Preencher o infográfico de forma clara e objetiva.
  • Apresentar o infográfico para a turma.