Aula sobre A Globalizacao E O Consumo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A globalização é um tema muito presente na sociedade atual e envolve diversos aspectos, como a economia, a cultura e a mobilidade. O consumo é uma das principais consequências desse processo, já que a produção de bens e serviços se tornou globalizada e acessível a todos. Vamos estudar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade?
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a globalização afeta o consumo. Serão discutidos exemplos de produtos e marcas que são conhecidos mundialmente e como isso influencia a cultura e a mobilidade.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso sobre uma empresa internacional que atua no Brasil e como sua atuação afeta a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. Os alunos irão trabalhar em grupos para analisar o caso e identificar as principais questões envolvidas.Etapa 3 - Elaboração do infográfico
Com base no estudo de caso, os alunos irão criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas. O objetivo é que o infográfico sirva de apoio ao estudo de caso e ajude os alunos a organizar as informações.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos irão realizar pesquisas sobre a empresa apresentada no estudo de caso e sobre outras empresas internacionais que atuam no Brasil. O objetivo é que eles identifiquem como essas empresas afetam o consumo, a cultura e a mobilidade.Etapa 5 - Preenchimento do infográfico
Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão preencher as lacunas do infográfico. O objetivo é que eles organizem as informações de forma clara e objetiva.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma. O objetivo é que os alunos compartilhem suas descobertas e aprendam juntos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi estudado na aula e como a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais afeta a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de organização e comunicação de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do infográfico elaborado.
- Capacidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na análise do estudo de caso.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Fazer a síntese do que foi estudado na aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo na análise do estudo de caso e na elaboração do infográfico.
- Realizar a pesquisa de forma responsável e organizada.
- Preencher o infográfico de forma clara e objetiva.
- Apresentar o infográfico para a turma.