Aula sobre A Guerra Do Paraguai

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu entre 1864 e 1870, envolvendo o Paraguai e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Este conflito teve grande impacto na história da América do Sul e na formação dos países envolvidos. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a Guerra do Paraguai, explicando os motivos que levaram ao conflito e os países envolvidos. Em seguida, explique a metodologia utilizada na aula e como os alunos irão trabalhar em grupo para criar um diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos irão se reunir em grupos e discutir as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai. Auxilie os alunos na identificação dos problemas e na formulação de perguntas para a próxima etapa. Os estudantes podem pensar sobre como as disputas territoriais influenciaram o envolvimento do Brasil na Guerra do Paraguai ou sobre quais foram os interesses econômicos envolvidos no conflito e como eles impactaram as decisões tomadas pelo Brasil. Também podem refletir sobre os desafios enfrentados pelas tropas brasileiras durante a guerra e como eles foram superados.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão buscar informações sobre a Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito. Em seguida, irão propor alternativas para solucionar os problemas identificados na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Auxilie os alunos na avaliação das soluções apresentadas e na escolha da melhor alternativa. Certifique que os problemas serão resolvidos com um bom embasamento teórico.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Auxilie os alunos na organização das informações e na elaboração do diário.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma. Avalie a apresentação e o conteúdo dos diários.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos irão compartilhar suas impressões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do diário de bordo criado pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação dos diários de bordo pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a Guerra do Paraguai.
  • Auxiliar os alunos na identificação dos problemas e na formulação de perguntas.
  • Avaliar a apresentação e o conteúdo dos diários de bordo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para discutir as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Buscar informações sobre o tema e discutir diferentes versões sobre o conflito.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.