Aula sobre A Guerra Do Paraguai

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu entre 1864 e 1870, envolvendo o Paraguai e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito teve diversas causas, como disputas territoriais e econômicas, além de questões políticas e ideológicas. A guerra teve um grande impacto na história da América Latina e do Brasil, e é importante que os estudantes compreendam suas consequências e reflexos até os dias atuais. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a Guerra do Paraguai, explicando suas causas e consequências. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo irá escolher um líder para coordenar as atividades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre a Guerra do Paraguai, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão discutir e definir em conjunto as ideias e sub-ideias, e utilizar recursos visuais para ilustrar o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Realize uma nova divisão dos grupos, garantindo que cada um deles tenha um estudante representante de um dos grupos iniciais. Nessa atividade, cada membro será responsável por apresentar o seu mapa conceitual ao grupo, explicando as ideias centrais, sub-ideias e discutindo os diferentes subtópicos relacionados ao conflito da Guerra do Paraguai. Os demais alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados. Para garantir a participação de todos, cada membro terá um tempo determinado para compartilhar suas ideias com os colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Depois das apresentações oriente a discussão sobre as diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai e as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil no conflito.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das discussões realizadas pelos alunos, destacando as principais ideias e sub-ideias apresentadas nos mapas conceituais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Promover a discussão e o debate sobre diferentes versões e interpretações sobre o conflito.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias e sub-ideias apresentadas nos mapas conceituais.
  • Participação ativa dos alunos na discussão e no debate sobre o tema.
  • Utilização adequada da metodologia Aprendizagem Entre Pares.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Coordenar as atividades e orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e no debate sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação dos mapas conceituais.
  • Participar ativamente da discussão e do debate sobre o tema.
  • Utilizar recursos visuais para ilustrar os mapas conceituais.