Aula sobre A Guerra Do Paraguai

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu entre 1864 e 1870, envolvendo o Paraguai e uma aliança formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito teve diversas causas, como disputas territoriais e econômicas, além de questões políticas e ideológicas. A guerra teve um grande impacto na história da América Latina e do Brasil, e é importante que os estudantes compreendam suas causas e consequências. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre a Guerra do Paraguai, identificando as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil no conflito.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Guerra do Paraguai, explicando suas causas e consequências. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a Guerra do Paraguai, utilizando os campos “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”. O objetivo é que os alunos identifiquem as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil no conflito.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as questões identificadas no mapa de empatia. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Análise de Fontes

    Apresente aos alunos diferentes fontes sobre a Guerra do Paraguai, como textos, imagens e vídeos. Os alunos irão analisar as fontes e discutir como elas podem ajudar a compreender o conflito.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai, discutindo diferentes versões sobre o conflito e suas consequências.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos discutidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a análise crítica de fontes históricas e a discussão de diferentes versões sobre o conflito.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Análise crítica das fontes históricas apresentadas.
  • Participação construtiva no debate sobre o conflito.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a Guerra do Paraguai.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Apresentar diferentes fontes sobre o conflito e orientar os alunos na análise crítica das mesmas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a Guerra do Paraguai.
  • Discutir em grupo as questões identificadas no mapa de empatia.
  • Analisar criticamente diferentes fontes sobre o conflito.
  • Participar construtivamente do debate sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Contribuir para a síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos.