Aula sobre A Guerra Do Paraguai
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu entre 1864 e 1870, envolvendo o Paraguai e uma aliança formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito teve diversas causas, como disputas territoriais e econômicas, além de questões políticas e ideológicas. A guerra teve um grande impacto na história da América do Sul e do Brasil, e é importante que os estudantes compreendam suas causas e consequências. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos, com o objetivo de identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Contextualização
Os alunos irão pesquisar sobre as causas da Guerra do Paraguai e preencher o campo Check-in do template com as informações encontradas. Circule pela sala para auxiliar nesse preenchimento.Etapa 3 - Análise de fontes
Apresente aos alunos algumas fontes históricas, como textos, imagens e mapas, relacionadas à Guerra do Paraguai. Os alunos irão analisar as fontes e preencher o campo Check-in do template com as informações encontradas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai e preencher o campo Check-in do template com as informações encontradas.Etapa 5 - Apresentação
Os alunos irão apresentar aos colegas o template de registro de aprendizagem criado durante a aula. Além disso, peça para que comparem o que sabiam sobre o tema e o que sabem agora. Caso percebam que algum colega compartilhou informações que desconheciam, incentive a acrescentar essas novas descobertas ao seu próprio template.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração a participação nas atividades e a qualidade do template de registro de aprendizagem criado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
- Estimular a análise crítica de fontes históricas.
- Promover a discussão em grupo e o trabalho colaborativo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em sintetizar informações.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Qualidade do template de registro de aprendizagem criado.
- Capacidade de análise crítica de fontes históricas.
- Participação na discussão em grupo.
- Capacidade de sintetizar informações.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
- Selecionar as fontes históricas que serão utilizadas na atividade.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
- Fornecer feedback aos alunos sobre o desempenho na atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as causas da Guerra do Paraguai.
- Analisar fontes históricas relacionadas à Guerra do Paraguai.
- Discutir em grupo as diferentes versões sobre o conflito.
- Sintetizar as informações aprendidas durante a aula.
- Apresentar o template de registro de aprendizagem criado durante a aula.