Aula sobre A Guerra Do Paraguai

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu entre 1864 e 1870, envolvendo o Paraguai e uma aliança formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito teve diversas causas, como disputas territoriais e econômicas, além de questões políticas e ideológicas. A guerra teve um grande impacto na história da América do Sul e do Brasil, e é importante que os estudantes compreendam suas causas e consequências. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos, com o objetivo de identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Os alunos irão pesquisar sobre as causas da Guerra do Paraguai e preencher o campo Check-in do template com as informações encontradas. Circule pela sala para auxiliar nesse preenchimento.

  3. Etapa 3 - Análise de fontes

    Apresente aos alunos algumas fontes históricas, como textos, imagens e mapas, relacionadas à Guerra do Paraguai. Os alunos irão analisar as fontes e preencher o campo Check-in do template com as informações encontradas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai e preencher o campo Check-in do template com as informações encontradas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar aos colegas o template de registro de aprendizagem criado durante a aula. Além disso, peça para que comparem o que sabiam sobre o tema e o que sabem agora. Caso percebam que algum colega compartilhou informações que desconheciam, incentive a acrescentar essas novas descobertas ao seu próprio template.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração a participação nas atividades e a qualidade do template de registro de aprendizagem criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Estimular a análise crítica de fontes históricas.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em sintetizar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado.
  • Capacidade de análise crítica de fontes históricas.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Capacidade de sintetizar informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
  • Selecionar as fontes históricas que serão utilizadas na atividade.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre o desempenho na atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as causas da Guerra do Paraguai.
  • Analisar fontes históricas relacionadas à Guerra do Paraguai.
  • Discutir em grupo as diferentes versões sobre o conflito.
  • Sintetizar as informações aprendidas durante a aula.
  • Apresentar o template de registro de aprendizagem criado durante a aula.