Aula sobre A Guerra Do Paraguai
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a Guerra do Paraguai, apresentando o contexto histórico e as causas do conflito. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em três grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Análise de documentos:
Nesta estação, os alunos terão acesso a documentos históricos, como cartas, diários e jornais da época da Guerra do Paraguai. Eles deverão analisar os documentos e identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
Estação 2 - Debate:
Nesta estação, os alunos deverão discutir diferentes versões sobre o conflito, como a visão brasileira, paraguaia e argentina. Forneça materiais de apoio, como textos e vídeos, para auxiliar na discussão.
Estação 3 - Vídeo:
Nesta estação, os estudantes terão a oportunidade de assistir a um vídeo educativo sobre a Guerra do Paraguai. Selecione um vídeo para auxiliá-los na compreensão das estratégias militares empregadas durante o conflito.
Etapa 3 - Síntese
Ao final das estações, os alunos se reunirão em um grupo para compartilhar as informações e conclusões obtidas em cada estação. Sintetize as atividades e reforçará os principais pontos abordados.Etapa 4 - Atividade de fixação
Para fixar o conteúdo, os alunos deverão produzir um texto sobre a Guerra do Paraguai, destacando as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil no conflito.Etapa 5 - Encerramento
Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão das questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
- Produção de um texto coerente e bem fundamentado sobre o tema.
Ações do professor
- Fornecer materiais de apoio para as atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer uma síntese das atividades e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Analisar documentos históricos.
- Discutir diferentes versões sobre o conflito.
- Jogar um jogo de tabuleiro sobre a Guerra do Paraguai.