Aula sobre A Guerra Do Paraguai

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu entre 1864 e 1870, envolvendo o Paraguai e uma aliança formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito teve diversas causas, como disputas territoriais e econômicas, além de questões políticas e ideológicas. A guerra teve um grande impacto na história da América do Sul e deixou marcas profundas na sociedade paraguaia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Guerra do Paraguai. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto. Eles também podem comentar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e sobre as diferentes versões do conflito. Eles poderão utilizar livros, artigos, vídeos e outros recursos disponíveis. Oriente-os, incentivando a pesquisarem em diversas fontes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos que bom, que pena e que tal. Eles deverão utilizar o template para avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e discutir as conclusões alcançadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese da aula e incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o tema.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e objetivo.
  • Apresentar o template de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o tema e expressar suas opiniões.