A história da internet no Brasil
Nesta aula de Geografia, vamos conhecer a história dessa rede que nos conecta. Isso mesmo! Vem conhecer a história da internet no Brasil! Acompanhe o vídeo e bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual alternativa está certa sobre a origem da Internet no Brasil?
Atividade completaA)
A internet chegou no Brasil em 1988 por inciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP), Rio de Janeiro (UFRJ) e LNNC (Laboratório Nacional de Computação Científica).B) A internet chegou no Brasil em 1995 quando a EMBRATEL lançou o serviço experimental de internet comercial no Brasil.
C) A internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da EMBRATEL, estatal que detinha o monopólio das comunicações no país.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A internet é uma das tecnologias mais presentes no cotidiano dos estudantes, porém, nem sempre foi assim. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil, desde sua chegada até os dias atuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado. A atividade consiste na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A internet é uma das tecnologias mais presentes em nossas vidas atualmente, mas nem sempre foi assim. No Brasil, a história da internet começou nos anos 90, com a chegada da rede mundial de computadores ao país. Desde então, a internet tem sido cada vez mais utilizada para diversos fins, como comunicação, entretenimento, pesquisa, trabalho, entre outros. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil e como ela influenciou a configuração do território brasileiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Gamificação:
A internet é uma das tecnologias mais presentes no cotidiano dos estudantes, seja para acessar redes sociais, jogar online ou realizar pesquisas escolares. Nesta aula, vamos entender como essa tecnologia chegou ao Brasil e como ela influenciou a configuração do nosso território. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.Atividade completa6. Design Sprint:
A internet é uma das maiores invenções da humanidade e mudou completamente a forma como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos. No Brasil, a história da internet é recente, mas muito interessante e cheia de desafios. Nesta aula, vamos aprender sobre como a internet chegou ao Brasil, como ela se desenvolveu e quais foram os marcos mais importantes dessa história. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o nosso conhecimento sobre a história da internet no Brasil.Atividade completa7. Aprendizagem Entre Pares:
A internet é uma ferramenta presente em nosso cotidiano, mas nem sempre foi assim. Nesta aula, vamos estudar a história da internet no Brasil, desde sua chegada até os dias atuais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia central do mapa será a história da internet no Brasil e as oito sub-ideias serão os marcos históricos que marcaram sua evolução. Por exemplo, a criação do primeiro provedor de internet no Brasil e a popularização do acesso à internet.Atividade completa8. Rotação por estações:
A internet é uma das tecnologias mais utilizadas no mundo atualmente, e é difícil imaginar como seria a vida sem ela. No entanto, nem sempre foi assim. O Brasil só começou a ter acesso à internet em meados dos anos 90, e desde então, a tecnologia tem evoluído rapidamente. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil, desde a sua chegada até os dias atuais. Vamos entender como essa tecnologia mudou a forma como nos comunicamos e como ela influenciou a configuração do território brasileiro. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: