Aula sobre A Historia Da Internet No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A internet é uma ferramenta presente em nosso cotidiano, mas nem sempre foi assim. Nesta aula, vamos estudar a história da internet no Brasil, desde sua chegada até os dias atuais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia central do mapa será a história da internet no Brasil e as oito sub-ideias serão os marcos históricos que marcaram sua evolução. Por exemplo, a criação do primeiro provedor de internet no Brasil e a popularização do acesso à internet.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a história da internet no Brasil. Em seguida, apresente um breve histórico sobre a chegada da internet no país.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de quatro alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo cria um mapa conceitual sobre a história da internet no Brasil. A ideia central do mapa será a história da internet no Brasil e as oito sub-ideias serão os marcos históricos que marcaram sua evolução. Disponibilize materiais de apoio, como textos e imagens, para ajudar na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação e o debate entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas, promova uma discussão em grupo sobre a história da internet no Brasil. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

    Utilize a lousa para pontuar a contribuição dos alunos.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Concluaa aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.

  7. Etapa 7 - Exposição do Mapa Conceitual

    Se possível, identifique um lugar na escola para expor a produção dos alunos. Seria interessante que durante a exposição os alunos explicassem a proposta de desenvolvimento da atividade que culminou na respectiva produção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Clareza e objetividade na exposição de ideias.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fornecer materiais de apoio para ajudar na criação do mapa conceitual.
  • Promover o debate e a discussão em grupo sobre o tema.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Compartilhar ideias e opiniões sobre o tema.
  • Colaborar com os colegas na criação do mapa conceitual.
  • Continuar pesquisando sobre o tema em casa.