Aula sobre A Historia Da Internet No Brasil
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A internet é uma das maiores invenções da humanidade e mudou completamente a forma como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos. No Brasil, a história da internet é recente, mas muito interessante e cheia de desafios. Nesta aula, vamos aprender sobre como a internet chegou ao Brasil, como ela se desenvolveu e quais foram os marcos mais importantes dessa história. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o nosso conhecimento sobre a história da internet no Brasil.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a história da internet no Brasil. Em seguida, apresente um breve histórico sobre como a internet chegou ao país e as primeiras conexões realizadas. Utilize recursos visuais e exemplos práticos para tornar a aula mais didática e interessante.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo crie um mapa mental sobre a história da internet no Brasil, destacando os principais marcos e eventos que marcaram essa história. Utilize recursos digitais para que os alunos possam compartilhar e discutir suas ideias.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu mapa mental para a turma e juntos devem decidir quais são os eventos mais importantes e relevantes para a história da internet no Brasil. Essa etapa é importante para que os alunos possam debater e construir um conhecimento coletivo sobre o tema.Etapa 4 - Prototipar
Com base nos eventos escolhidos na etapa anterior, proponha que cada grupo crie um infográfico, contandoa história da internet no Brasil de forma clara e objetiva. Utilize recursos digitais para que os alunos possam criar e compartilhar seus infográficos.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma e juntos os alunos irão avaliar a qualidade e eficácia de cada trabalho. Essa etapa é importante para que os alunos possam avaliar e refletir sobre o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.Etapa 6 - Sistematização
Após as apresentações, utilize a lousa e faça uma sistematização do que foi estudado, pontuando cada etapa e seu objetivo.Etapa 7 - Finalização
Conclua a aula promovendo uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de fontes históricas.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
- Estimular a criatividade e a inovação.
- Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Compreensão e análise dos eventos históricos relacionados à história da internet no Brasil.
- Qualidade e clareza do infográfico produzido.
- Participação e colaboração nos trabalhos em grupo.
- Comunicação oral e escrita eficaz.
- Criatividade e inovação na construção do infográfico.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será utilizada na aula.
- Orientar os alunos na criação dos mapas mentais e infográficos.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos nos trabalhos em grupo.
- Avaliar e dar feedbacks sobre o trabalho dos alunos.
- Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões e atividades propostas.
- Colaborar com os colegas na criação dos mapas mentais e infográficos.
- Comunicar de forma clara e objetiva as ideias e informações.
- Ser criativo e inovador na construção do infográfico.
- Avaliar e refletir sobre o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.