Aula sobre A Historia Da Internet No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A internet é uma das tecnologias mais presentes em nossas vidas atualmente, mas nem sempre foi assim. No Brasil, a história da internet começou nos anos 90, com a chegada da rede mundial de computadores ao país. Desde então, a internet tem sido cada vez mais utilizada para diversos fins, como comunicação, entretenimento, pesquisa, trabalho, entre outros. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil e como ela influenciou a configuração do território brasileiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema da aula, contextualizando a história da internet no Brasil e a importância dela na configuração do território brasileiro. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos e oriente-os a cada grupo escolher um aluno como líder que será responsável por organizar o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo realizará uma pesquisa sobre um subtema relacionado à história da internet no Brasil, como por exemplo: a chegada da internet no Brasil, a evolução da tecnologia, o impacto da internet na economia, entre outros. Os alunos poderão utilizar livros, artigos, vídeos e outros materiais disponíveis na internet.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo apresentará suas pesquisas e debaterá com os demais grupos sobre os subtemas abordados. Medie o debate, garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de falar e que as ideias sejam respeitadas.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Oriente os alunos a criar um template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho de cada grupo no debate. O template deve conter os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema abordado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará o resultado da avaliação por rubrica. Faça uma síntese dos pontos positivos e negativos do debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Concluaa aula, reforçando a importância da internet na configuração do território brasileiro e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Organização e clareza na apresentação.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Uso adequado do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese dos pontos positivos e negativos do debate.
  • Incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Participar ativamente do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Utilizar adequadamente o template de avaliação por rubrica.
  • Continuar pesquisando sobre o tema.