Aula sobre A Historia Da Internet No Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A internet é uma das tecnologias mais presentes em nossas vidas atualmente, mas nem sempre foi assim. No Brasil, a história da internet começou nos anos 90, com a chegada da rede mundial de computadores ao país. Desde então, a internet tem sido cada vez mais utilizada para diversos fins, como comunicação, entretenimento, pesquisa, trabalho, entre outros. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil e como ela influenciou a configuração do território brasileiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema da aula, contextualizando a história da internet no Brasil e a importância dela na configuração do território brasileiro. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos e oriente-os a cada grupo escolher um aluno como líder que será responsável por organizar o debate.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo realizará uma pesquisa sobre um subtema relacionado à história da internet no Brasil, como por exemplo: a chegada da internet no Brasil, a evolução da tecnologia, o impacto da internet na economia, entre outros. Os alunos poderão utilizar livros, artigos, vídeos e outros materiais disponíveis na internet.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo apresentará suas pesquisas e debaterá com os demais grupos sobre os subtemas abordados. Medie o debate, garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de falar e que as ideias sejam respeitadas.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica
Oriente os alunos a criar um template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho de cada grupo no debate. O template deve conter os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema abordado.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará o resultado da avaliação por rubrica. Faça uma síntese dos pontos positivos e negativos do debate.Etapa 7 - Conclusão
Concluaa aula, reforçando a importância da internet na configuração do território brasileiro e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Organização e clareza na apresentação.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Uso adequado do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Mediar o debate entre os grupos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese dos pontos positivos e negativos do debate.
- Incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Participar ativamente do debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Utilizar adequadamente o template de avaliação por rubrica.
- Continuar pesquisando sobre o tema.