Aula sobre A Historia Da Internet No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A internet é uma das tecnologias mais utilizadas no mundo atualmente, e é difícil imaginar como seria a vida sem ela. No entanto, nem sempre foi assim. O Brasil só começou a ter acesso à internet em meados dos anos 90, e desde então, a tecnologia tem evoluído rapidamente. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil, desde a sua chegada até os dias atuais. Vamos entender como essa tecnologia mudou a forma como nos comunicamos e como ela influenciou a configuração do território brasileiro. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Façauma breve introdução sobre o tema e a metodologia a ser utilizada. Explique como o assunto será trabalhado e o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, orientando cada grupo a se estabelecer em uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Linha do tempo

    Na estação 1, os alunos irão criar uma linha do tempo da história da internet no Brasil, destacando os principais acontecimentos e marcos históricos. Eles poderão utilizar recursos como jornais, revistas e sites de pesquisa para encontrar informações. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar a linha do tempo para os demais grupos.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Mapa das redes de comunicação

    Na estação 2, os alunos irão criar um mapa das redes de comunicação no Brasil, destacando os principais pontos de conexão da internet e as regiões que possuem maior ou menor acesso à tecnologia. Eles poderão utilizar recursos como mapas e sites de pesquisa para encontrar informações. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar o mapa para os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Entrevista com especialistas

    Na estação 3, os alunos irão criar perguntas para entrevistar especialistas em tecnologia ou empreendedores que utilizam a internet em seus negócios. Eles poderão utilizar recursos como vídeos e sites de pesquisa para encontrar informações. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar as perguntas para os demais grupos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Utilize a lousa ou flip-chart e pontue o que foi trabalhado na aula, promova uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Na conclusão, destaque a importância da internet para o desenvolvimento do país e como ela influenciou a configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na elaboração das atividades propostas.
  • Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas nas atividades.
  • Criatividade e originalidade nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para as atividades.
  • Orientar os alunos sobre as atividades propostas e tirar dúvidas.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas com dedicação e empenho.
  • Compartilhar as informações e os conhecimentos adquiridos com os demais grupos.
  • Respeitar as regras e as orientações do professor durante as atividades.