Aula sobre A Historia Da Internet No Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A internet é uma das tecnologias mais utilizadas no mundo atualmente, e é difícil imaginar como seria a vida sem ela. No entanto, nem sempre foi assim. O Brasil só começou a ter acesso à internet em meados dos anos 90, e desde então, a tecnologia tem evoluído rapidamente. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil, desde a sua chegada até os dias atuais. Vamos entender como essa tecnologia mudou a forma como nos comunicamos e como ela influenciou a configuração do território brasileiro. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Façauma breve introdução sobre o tema e a metodologia a ser utilizada. Explique como o assunto será trabalhado e o objetivo da aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, orientando cada grupo a se estabelecer em uma estação.Etapa 3 - Estação 1 - Linha do tempo
Na estação 1, os alunos irão criar uma linha do tempo da história da internet no Brasil, destacando os principais acontecimentos e marcos históricos. Eles poderão utilizar recursos como jornais, revistas e sites de pesquisa para encontrar informações. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar a linha do tempo para os demais grupos.Etapa 4 - Estação 2 - Mapa das redes de comunicação
Na estação 2, os alunos irão criar um mapa das redes de comunicação no Brasil, destacando os principais pontos de conexão da internet e as regiões que possuem maior ou menor acesso à tecnologia. Eles poderão utilizar recursos como mapas e sites de pesquisa para encontrar informações. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar o mapa para os demais grupos.Etapa 5 - Estação 3 - Entrevista com especialistas
Na estação 3, os alunos irão criar perguntas para entrevistar especialistas em tecnologia ou empreendedores que utilizam a internet em seus negócios. Eles poderão utilizar recursos como vídeos e sites de pesquisa para encontrar informações. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar as perguntas para os demais grupos.Etapa 6 - Sistematização
Utilize a lousa ou flip-chart e pontue o que foi trabalhado na aula, promova uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.Etapa 7 - Conclusão
Na conclusão, destaque a importância da internet para o desenvolvimento do país e como ela influenciou a configuração do território brasileiro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na elaboração das atividades propostas.
- Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das informações apresentadas nas atividades.
- Criatividade e originalidade nas atividades propostas.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as atividades.
- Orientar os alunos sobre as atividades propostas e tirar dúvidas.
- Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.
Ações do aluno
- Realizar as atividades propostas com dedicação e empenho.
- Compartilhar as informações e os conhecimentos adquiridos com os demais grupos.
- Respeitar as regras e as orientações do professor durante as atividades.