Aula sobre A Historia Da Internet No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A internet é uma das tecnologias mais presentes no cotidiano dos estudantes, porém, nem sempre foi assim. Nesta aula, vamos explorar a história da internet no Brasil, desde sua chegada até os dias atuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado. A atividade consiste na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a história da internet no Brasil e como ela influenciou a sociedade. Em seguida, apresente um vídeo ou texto introdutório que explique a história da internet no Brasil.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre a história da internet no Brasil em casa e trazer para a sala de aula informações relevantes e curiosidades sobre o tema. Disponibilize links e materiais adicionais para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Em sala, divida a turma em grupos de 4 alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos, os alunos deverão discutir as informações que encontraram sobre a história da internet no Brasil. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada aluno deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, e preenchê-lo com suas impressões sobre a atividade e o tema estudado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma. Conduza uma discussão sobre as impressões dos alunos e como a história da internet no Brasil influenciou a sociedade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma sistematização do conteúdo trabalhado durante as aulas, se possível, utilize a lousa ou flip-chart para melhor compreensão dos alunos.

    Conclua a aula reforçando a importância da internet na sociedade e como ela está presente em diversos aspectos do cotidiano.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar templates de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade e conteúdo do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na apresentação dos templates.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo ou texto introdutório sobre a história da internet no Brasil.
  • Disponibilizar materiais adicionais para a pesquisa.
  • Conduzir a discussão em grupo e a apresentação dos templates.

Ações do aluno

  • Realizar uma pesquisa sobre a história da internet no Brasil.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar e apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs.