A ideia de democracia na Grécia antiga
Com certeza você já ouviu falar em democracia, né? Agora é hora de entender um pouco mais sobre como funcionava a democracia na Grécia antiga! Vamos aprender juntos nessa aula de História!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa certa sobre o Conselho dos 500:
Atividade completaA)
Reunia-se pelo menos uma vez por mês na colina Pnyx.B) Acumulava as funções de conselho de Estado e de comissão executiva.
C) Era constituído apenas por mulheres com menos de 30 anos.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. Na Grécia antiga, a democracia era uma forma de governo em que todos os cidadãos tinham o direito de participar das decisões políticas. Entretanto, nem todos os habitantes da Grécia eram considerados cidadãos, o que gerava exclusão e desigualdade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembleias para tomar decisões políticas. Nesta aula, vamos explorar como a cidadania estava relacionada à inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Atividade completa5. Ensino Híbrido:
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembleias para tomar decisões políticas. Nessa aula, vamos explorar como a democracia grega funcionava e como ela se relacionava com a cidadania. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Design Thinking:
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. Na Grécia antiga, a democracia era uma forma de governo em que todos os cidadãos tinham o direito de participar das decisões políticas. Nesta aula, vamos explorar como a democracia surgiu na Grécia antiga e como ela se relaciona com a cidadania. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. Na Grécia antiga, a democracia era uma forma de governo em que todos os cidadãos tinham o direito de participar das decisões políticas. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.Atividade completa8. Aprendizagem Entre Pares:
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembleias para tomar decisões políticas. Nessa aula, vamos explorar como a ideia de cidadania estava relacionada à democracia na Grécia antiga e como isso influenciou a inclusão e exclusão de pessoas na sociedade. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: