Aula sobre A Ideia De Democracia Na Grecia Antiga

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembleias para tomar decisões políticas. Nesta aula, vamos explorar como a cidadania estava relacionada à inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da democracia na Grécia antiga. Serão utilizados exemplos práticos para ilustrar a ideia de democracia direta.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para trabalhar na atividade.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente um problema relacionado à cidadania na Grécia e Roma antigas. Por exemplo: "Como a exclusão social afetava a cidadania na Grécia antiga?" Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar possíveis soluções.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o tema proposto e buscar informações que possam ajudar a responder ao problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas soluções e conclusões para o problema proposto. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as apresentações e avaliar as soluções propostas pelos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da cidadania na Grécia e Roma antigas e como ela está relacionada à democracia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliação crítica das soluções propostas pelos outros grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da democracia na Grécia antiga.
  • Dividir os alunos em grupos e apresentar o problema a ser resolvido.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração das soluções.
  • Estimular a discussão em grupo e a avaliação crítica das soluções propostas.
  • Concluir a aula reforçando a importância da cidadania na Grécia e Roma antigas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma adequada.
  • Propor soluções criativas e eficientes para o problema apresentado.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Avaliar criticamente as soluções propostas pelos outros grupos.