Aula sobre A Ideia De Democracia Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembleias para tomar decisões políticas. Nessa aula, vamos explorar como a ideia de cidadania estava relacionada à democracia na Grécia antiga e como isso influenciou a inclusão e exclusão de pessoas na sociedade. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da democracia na Grécia antiga. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá um líder.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo irá criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode sugerir subtópicos como divisão social, participação política, exercício da cidadania O mapa deve ser criado em papel sulfite e com canetas coloridas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias apresentadas e como elas se relacionam com a ideia de cidadania na Grécia antiga.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da democracia e da cidadania na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão do conceito de cidadania e sua relação com a democracia na Grécia antiga.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da democracia na Grécia antiga.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da democracia e da cidadania na sociedade.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Compreender o conceito de cidadania e sua relação com a democracia na Grécia antiga.
- Colaborar com os colegas de grupo.