Aula sobre A Ideia De Democracia Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. Na Grécia antiga, a democracia era uma forma de governo em que todos os cidadãos tinham o direito de participar das decisões políticas. Nesta aula, vamos explorar como a democracia surgiu na Grécia antiga e como ela se relaciona com a cidadania. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explicar a importância da democracia na Grécia antiga. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor os personagens históricos, como as mulheres e os escravos, e as dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo e compartilhar as principais dinâmicas de inclusão e exclusão identificadas.Etapa 5 - Debate em sala de aula
Conduza um debate em sala de aula sobre as dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas e como elas se relacionam com a ideia de cidadania.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da democracia na Grécia antiga e como ela influenciou a história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Qualidade da discussão em grupo e apresentação dos resultados.
- Participação ativa dos alunos no debate em sala de aula.
- Compreensão dos alunos sobre as dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Capacidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a essas dinâmicas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Conduzir o debate em sala de aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Concluir a aula reforçando a importância da democracia na Grécia antiga.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar os resultados da discussão em grupo.
- Participar ativamente do debate em sala de aula.
- Associar o conceito de cidadania às dinâmicas de inclusão e exclusão identificadas.