Aula sobre A Ideia De Democracia Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembleias para tomar decisões políticas. Nessa aula, vamos explorar como a democracia grega funcionava e como ela se relacionava com a cidadania. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Contextualização
Apresente um vídeo sobre a democracia grega e como ela funcionava. Os alunos irão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a relação entre democracia e cidadania na Grécia antiga. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Atividade prática
Os alunos irão criar um mapa mental sobre a democracia grega e sua relação com a cidadania. Eles irão utilizar seus templates de registro de aprendizagem para organizar as informações.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma e explicar como eles relacionaram a democracia grega com a cidadania.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos irão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia ativa Ensino Híbrido ajudou no processo de aprendizagem.Etapa 7 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a pergunta: "O que eu aprendi hoje sobre a democracia grega e sua relação com a cidadania?"
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada.
- Dividir os alunos em grupos para a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação do mapa mental.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa mental sobre a democracia grega e sua relação com a cidadania.
- Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva durante a apresentação dos grupos.