Aula sobre A Ideia De Democracia Na Grecia Antiga

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos se reuniam em assembleias para tomar decisões políticas. Nessa aula, vamos explorar como a democracia grega funcionava e como ela se relacionava com a cidadania. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente um vídeo sobre a democracia grega e como ela funcionava. Os alunos irão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a relação entre democracia e cidadania na Grécia antiga. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre a democracia grega e sua relação com a cidadania. Eles irão utilizar seus templates de registro de aprendizagem para organizar as informações.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma e explicar como eles relacionaram a democracia grega com a cidadania.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia ativa Ensino Híbrido ajudou no processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a pergunta: "O que eu aprendi hoje sobre a democracia grega e sua relação com a cidadania?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada.
  • Dividir os alunos em grupos para a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa mental sobre a democracia grega e sua relação com a cidadania.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva durante a apresentação dos grupos.