Aula sobre A Ideia De Democracia Na Grecia Antiga

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. Na Grécia antiga, a democracia era uma forma de governo em que todos os cidadãos tinham o direito de participar das decisões políticas. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre a democracia na Grécia antiga e suas dinâmicas de inclusão e exclusão. Os alunos deverão buscar informações em livros, sites e outras fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater sobre o tema e apresentar suas conclusões. O líder de cada grupo irá mediar o debate e garantir que todos os membros do grupo participem.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma. Medie a apresentação e garanta que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os templates apresentados e escolherão o melhor template de avaliação por rubrica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Destaque a importância da democracia na atualidade e como ela pode ser uma ferramenta para a inclusão e a igualdade social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade e clareza na criação do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Mediar o debate e garantir que todos os alunos participem.
  • Mediar a apresentação dos templates de avaliação por rúbrica.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica.