Aula sobre A Ideia De Democracia Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A ideia de democracia na Grécia antiga é um tema importante para entendermos a origem da democracia e como ela se desenvolveu ao longo da história. Na Grécia antiga, a democracia era uma forma de governo em que todos os cidadãos tinham o direito de participar das decisões políticas. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre a democracia na Grécia antiga e suas dinâmicas de inclusão e exclusão. Os alunos deverão buscar informações em livros, sites e outras fontes confiáveis.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão debater sobre o tema e apresentar suas conclusões. O líder de cada grupo irá mediar o debate e garantir que todos os membros do grupo participem.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma. Medie a apresentação e garanta que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os templates apresentados e escolherão o melhor template de avaliação por rubrica.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Destaque a importância da democracia na atualidade e como ela pode ser uma ferramenta para a inclusão e a igualdade social.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Criatividade e clareza na criação do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Mediar o debate e garantir que todos os alunos participem.
- Mediar a apresentação dos templates de avaliação por rúbrica.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rúbrica.