Aula sobre A Importancia Da Merenda Escolar

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A merenda escolar é um tema muito importante para a saúde e o bem-estar dos alunos, além de estar relacionado com a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares. Por isso é importante Refletir sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos o problema central: "Como garantir que a merenda escolar seja balanceada e forneça todos os nutrientes necessários para os estudantes, independentemente de sua condição socioeconômica? Contextualize o tema discutindo a produção agropecuária brasileira e o acesso aos recursos alimentares. Explique os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que gerar alternativas para solucionar o problema apresentado. Oriente a pesquisa, em fontes diversas, sobre os alimentos que devem fazer parte de uma merenda escolar balanceada, formas de garantir que todos os estudantes tenham acesso à merenda e outras soluções que acharem pertinentes.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos discutirão qual seria a melhor solução para o problema apresentado. Eles deverão escolher uma solução e justificar a escolha.

  4. Etapa 4 - Elaboração do diário de bordo

    Cada grupo deverá elaborar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com a solução escolhida e justificada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos apresentarão seus diários de bordo para a turma e discutirão as soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da merenda escolar para a saúde e bem-estar dos estudantes. Faça uma síntese do tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos segundo os critérios definidos anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares.
  • Desenvolver o trabalho em grupo e a capacidade de argumentação.
  • Estimular a criatividade e a busca por soluções para problemas reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da solução apresentada.
  • Organização e clareza na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar e contextualizar o problema central e orientar os alunos durante todo o processo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a troca de ideias entre os grupos.
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de produção e acesso a alimentos no Brasil e a importância da merenda escolar.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e discutir as alternativas de solução.
  • Elaborar o diário de bordo com a solução escolhida e justificada.
  • Apresentar o diário de bordo e participar da discussão em grupo.