Aula sobre A Importancia Da Merenda Escolar

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A merenda escolar é um tema muito importante para a saúde e o bem-estar dos alunos, além de estar relacionado com a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares. Por isso é importante Refletir sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve explanação sobre a importância da merenda escolar para a saúde e o desempenho dos alunos, a produção e o acesso à alimentação no Brasil. Explique os critérios de avaliação e a dinâmica da atividade.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Oriente os alunos sobre os registros das ideias e dúvidas. Distribua os materiais necessários para os grupos.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo criará um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O professor explique o preenchimento de cada campo dando exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos farão uma pesquisa sobre a produção agropecuária no Brasil e no mundo, e como ela está relacionada com a merenda escolar. Disponibilize os materiais e aponte fontes diversas e confiáveis para pesquisa.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá discutir e registrar no diário de bordo as alternativas para melhorar a produção agropecuária e a merenda escolar, considerando as questões de acesso aos recursos alimentares e o combate a fome. Essa discussão está relacionada as metas do ODS 1 e 2 da ONU.

  6. Etapa 6 - Solução e apresentação

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para apresentar à turma. Cada grupo apresentará sua solução para a turma, utilizando o diário de bordo como apoio.

  7. Etapa 7 - Avaliação e síntese

    Faça uma síntese das ideias e soluções apresentadas. Avalie a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a produção agropecuária e a merenda escolar.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Promover a criatividade e a inovação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Qualidade da solução apresentada.
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva cada etapa da atividade.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da elaboração do diário de bordo.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a solução do problema.
  • Apresentar a solução de forma clara e objetiva.