Aula sobre A Importancia Da Merenda Escolar

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A merenda escolar é um tema muito importante para a saúde e o bem-estar dos alunos, além de estar relacionado com a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares. Por isso é importante Refletir sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente e o tema da aula e explicar a importância da merenda escolar para a saúde e o desempenho dos alunos. Contextualize o tema explicando sobre a produção e acesso à alimentação no Brasil.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Nessa etapa, os alunos deverão pensar em como os diferentes atores envolvidos na merenda escolar se sentem em relação a ela. Oriente aos alunos a criar um personagem fictício ou persona para esse mapa.

  3. Etapa 3 - Análise dos Subtópicos

    Os alunos irão analisar os subtópicos relacionados à produção agropecuária, à desigualdade de acesso aos recursos alimentares no Brasil. Apresente exemplos práticos para ilustrar cada um desses temas e subtópicos.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Os alunos irão fazer um brainstorming para encontrar soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Incentive a participação e o registro das ideias.

  5. Etapa 5 - Seleção das Melhores Ideias

    Os alunos irão selecionar as melhores ideias geradas no brainstorming e justificar a escolha delas.

  6. Etapa 6 - Prototipagem

    Os alunos irão criar um protótipo da solução escolhida. Apresente um modelo para essa etapa, ou oriente os alunos na construção de um modelo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Resultados

    Os alunos deverão apresentar os resultados da atividade para a turma. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação dos estudantes. Finalize com uma síntese das apresentações e com questões que possam aprofundar o tema estudado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade de acesso aos recursos alimentares no Brasil.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Fomentar o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Originalidade e viabilidade das soluções propostas pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e os objetivos da atividade.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar os subtópicos relacionados à produção agropecuária, à desigualdade de acesso aos recursos alimentares.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com qualidade.
  • Participar ativamente do brainstorming e da seleção das melhores ideias.
  • Criar um protótipo da solução escolhida com originalidade e viabilidade.