Aula sobre A Importancia Da Merenda Escolar

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A merenda escolar é um tema muito importante para a saúde e o bem-estar dos alunos, além de estar relacionado com a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares. Por isso é importante Refletir sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando a importância da merenda escolar e como ela pode influenciar na saúde e no desempenho dos alunos. Contextualize o tema explicando a produção e acesso à alimentação no Brasil e as desigualdades sociais. Faça uma roda de conversa com os alunos para levantar o que já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso sobre a merenda escolar em uma escola pública. Os alunos irão analisar o estudo de caso e identificar os problemas e as soluções relacionados com a produção agropecuária e a desigualdade de acesso aos recursos alimentares no Brasil.

  3. Etapa 3 - Modelo de Infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre a importância da merenda escolar e como ela está relacionada com a produção agropecuária e a desigualdade de acesso aos recursos alimentares.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos realizam uma pesquisa para preencher as lacunas do modelo de infográfico. Oriente a busca de informações em fontes diversas e confiáveis.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do Infográfico

    Os alunos preenchem o modelo de infográfico com as informações pesquisadas. Oriente a elaboração do material para a apresentação.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos apresentam o infográfico para a turma, explicando a importância da merenda escolar e como ela está relacionada com a produção agropecuária e a desigualdade ao acesso de recursos alimentares.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Finalize a aula com uma reflexão sobre a importância da merenda escolar e como ela pode influenciar na saúde e no desempenho dos alunos. Estimule e avalie a participação e envolvimento dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise sobre a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Qualidade do modelo de infográfico criado pelos alunos.
  • Qualidade das informações pesquisadas e preenchidas no infográfico.
  • Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.
  • Reflexão sobre a importância da merenda escolar e como ela pode influenciar na saúde e no desempenho dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Apresentar o estudo de caso sobre a merenda escolar em uma escola pública.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de infográfico.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preenchimento do infográfico.
  • Avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso sobre a merenda escolar em uma escola pública.
  • Criar o modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas.
  • Realizar a pesquisa para preencher as lacunas do infográfico.
  • Preencher o infográfico com as informações pesquisadas.
  • Apresentar o infográfico para a turma.