Aula sobre A Importancia Da Merenda Escolar

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A merenda escolar é um tema muito importante para a saúde e o bem-estar dos alunos, além de estar relacionado com a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares. Por isso é importante Refletir sobre esse tema a partir da criação de um jogo que mostre a importância da merenda escolar e como ela pode ser melhorada.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema "A Importância da Merenda Escolar" e explique que os alunos irão criar um jogo para mostrar como a merenda escolar pode ser melhorada. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a importância da produção agropecuária e o problema da desigualdade de acesso aos recursos alimentares no Brasil". Faça uma contextualização do tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia Gamificação

    Explique a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o jogador, explicando quais são os aprendizados desenvolvidos durante o jogo.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo

    Oriente os alunos a desenvolver o jogo conforme o mapa de registro criado. Forneça os materiais e recursos necessários à crianças do jogos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Reorganize os grupos e peça para jogar os jogos criados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os jogos segundo os critérios estabelecidos, e peça para que os alunos também avalie os jogos. Crie um modelo para essa avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular o interesse dos alunos pelo tema da merenda escolar.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Avaliar os jogos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do jogo.
  • Desenvolver o jogo conforme o mapa de registro.
  • Apresentar o jogo para a turma.