Aula sobre A Importancia Da Merenda Escolar
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A merenda escolar é um tema muito importante para a saúde e o bem-estar dos alunos, além de estar relacionado com a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares. Por isso é importante Refletir sobre esse tema a partir da criação de um jogo que mostre a importância da merenda escolar e como ela pode ser melhorada.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema "A Importância da Merenda Escolar" e explique que os alunos irão criar um jogo para mostrar como a merenda escolar pode ser melhorada. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a importância da produção agropecuária e o problema da desigualdade de acesso aos recursos alimentares no Brasil". Faça uma contextualização do tema.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Explicação da metodologia Gamificação
Explique a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na criação do jogo.Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o jogador, explicando quais são os aprendizados desenvolvidos durante o jogo.Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo
Oriente os alunos a desenvolver o jogo conforme o mapa de registro criado. Forneça os materiais e recursos necessários à crianças do jogos.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Reorganize os grupos e peça para jogar os jogos criados.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os jogos segundo os critérios estabelecidos, e peça para que os alunos também avalie os jogos. Crie um modelo para essa avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Estimular o interesse dos alunos pelo tema da merenda escolar.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Originalidade e criatividade na criação do jogo.
- Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
Ações do professor
- Explicar a metodologia Gamificação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Avaliar os jogos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do jogo.
- Desenvolver o jogo conforme o mapa de registro.
- Apresentar o jogo para a turma.