Aula sobre A Importancia Da Merenda Escolar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A merenda escolar é um tema muito importante para a saúde e o bem-estar dos alunos, além de estar relacionado com a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares. Por isso é importante Refletir sobre esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique sua importância. Apresente a metodologia ativa Rotação por estações e como ela será utilizada para desenvolver a atividade. Divida os estudantes em grupos e oriente a troca das estações no tempo determinado.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a importância da merenda escolar e responder a algumas perguntas sobre o assunto. Forneça o material necessário para a atividade, que pode ser um questionário impresso ou uma folha de papel para anotações.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos irão criar um mapa mental sobre a produção agropecuária e sua relação com a alimentação saudável. Forneça o material necessário para a atividade, como papel e canetas coloridas, entre outros.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre a desigualdade ao acesso aos recursos alimentares e responder a algumas perguntas sobre o assunto. Prepare e disponibilize o material necessário para a atividade, que pode ser um questionário impresso ou uma folha de papel para anotações.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um cartaz sobre a importância da merenda escolar e sua relação com a produção agropecuária e a desigualdade ao acesso de recursos alimentares. Forneça o material necessário para a atividade, como papel, canetas e lápis de cor.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma discussão com toda a turma. Estimule a participação fazendo perguntas para os alunos. Promova a reflexão e o debate. Finalize apresentando uma síntese das ideias desenvolvidas nas estações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e o aprendizado obtido. Recolha os modelos para avaliação posterior.

    Observação: as quatro estações acontecem simultaneamente. Ao final do tempo estabelecido para cada estação (15 ou 20 minutos), os estudantes mudam de estação. Ao final todos os estudantes passarão por todas as estações.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da importância da produção agropecuária e a desigualdade de acesso aos recursos alimentares.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da merenda escolar e sua relação com a alimentação saudável e a desigualdade brasileira de acesso aos recursos alimentares.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do trabalho produzido em grupo.
  • Compreensão dos conceitos trabalhados na atividade.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades propostas e as expectativas de aprendizado.
  • Mediar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Organizar a rotação das estações
  • Fornecer feedback construtivo sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Refletir criticamente sobre os conceitos trabalhados na atividade.