Aula sobre A Importancia Do Saneamento Basico
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O saneamento básico é um tema de extrema importância para a qualidade de vida da população. Trata-se de um conjunto de medidas que visam garantir a saúde pública, por meio do abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Infelizmente, muitas cidades brasileiras ainda não possuem um sistema de saneamento básico adequado, o que pode gerar diversos problemas de saúde pública.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos práticos que os alunos possam relacionar com o seu cotidiano, como a importância de lavar as mãos antes das refeições, a necessidade de manter a casa e a rua limpas, entre outros. A metodologia Design Sprint será utilizada nesta aula, em que os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para o saneamento básico.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando o tema e a importância do saneamento básico para a saúde pública. Em seguida, questione os alunos sobre o que eles sabem sobre o assunto e quais são as principais dificuldades enfrentadas pela população quando não há um sistema de saneamento básico adequado.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um modelo de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para o saneamento básico. Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma e justificar suas escolhas.Etapa 3 - Decidir
Em conjunto com a turma, selecione o modelo mais adequado para ser utilizado na aula. Em seguida, peça que os grupos desenvolvam soluções para os problemas identificados na primeira etapa, utilizando o modelo selecionado.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos irão criar protótipos das soluções propostas na etapa anterior. Esses protótipos podem ser desenhos, maquetes ou até mesmo esquemas no papel.Etapa 5 - Testar
Por fim, os alunos devem testar as soluções propostas e avaliar sua eficácia. Encerre a aula discutindo com a turma as soluções encontradas e enfatizando a importância do saneamento básico para a saúde pública.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e de comunicação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade e criatividade das soluções propostas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em explicar a importância do saneamento básico para a saúde pública.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as etapas do design sprint.
- Estimular a participação ativa dos alunos e a troca de ideias entre os grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.
- Colaborar com os colegas de grupo e trocar ideias.
- Desenvolver soluções criativas e eficazes para os problemas relacionados ao saneamento básico.