Aula sobre A Importancia Do Saneamento Basico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O saneamento básico é um tema de extrema importância para a saúde pública e para a qualidade de vida das pessoas. O acesso à água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos são elementos essenciais para a prevenção de doenças e para a preservação do meio ambiente. O objetivo desta aula é que os alunos compreendam a importância do saneamento básico e como ele pode ser aplicado em diferentes contextos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios relacionados ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve iniciar a aula explicando o que é saneamento básico e sua importância para a saúde e qualidade de vida da população. É importante contextualizar o tema com exemplos práticos do cotidiano dos alunos, como a coleta de lixo em suas casas ou o tratamento de água que consomem.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam compreender as necessidades e desafios relacionados ao saneamento básico em diferentes contextos, como em áreas rurais ou urbanas.

  3. Etapa 3 - Identificação de problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar os principais problemas relacionados ao saneamento básico em diferentes contextos. É importante que os alunos possam compreender as diferentes realidades e desafios enfrentados em cada um desses contextos.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Com base nos problemas identificados, os alunos irão realizar um brainstorming para encontrar soluções criativas e inovadoras para melhorar o saneamento básico em diferentes contextos. É importante que os alunos possam pensar de modo criativo e apresentar soluções viáveis e sustentáveis. Estimule a participação e engajamento dos alunos na busca por soluções.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os alunos irão criar um protótipo da solução encontrada para o problema identificado. Pode ser um desenho, maquete ou modelo em 3D. O objetivo é que os alunos possam visualizar a solução encontrada e apresentá-la para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir as soluções encontradas. O professor deve incentivar a participação e o debate entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do saneamento básico e como as soluções encontradas pelos alunos podem contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • Incentivar a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao saneamento básico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das soluções encontradas pelos alunos para os problemas identificados.
  • Criatividade e inovação na busca por soluções.
  • Habilidade em trabalhar em equipe e debater ideias.
  • Compreensão do tema e sua importância para a saúde pública e qualidade de vida.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções.
  • Orientar os alunos na identificação de problemas e na busca por soluções sustentáveis.
  • Incentivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
  • Concluir a aula reforçando a importância do tema e das soluções encontradas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar problemas relacionados ao saneamento básico em diferentes contextos.
  • Buscar soluções criativas e inovadoras para os problemas identificados.
  • Trabalhar em equipe e debater ideias.
  • Apresentar soluções viáveis e sustentáveis para melhorar o saneamento básico em diferentes contextos.