Aula sobre A Importancia Do Saneamento Basico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O saneamento básico é um tema de extrema importância para a saúde pública e qualidade de vida da população. Ele é composto por um conjunto de medidas que visam garantir a salubridade ambiental, como o tratamento de esgoto, coleta de lixo, abastecimento de água, entre outros. É importante destacar que a falta de saneamento básico pode causar diversas doenças, como diarreia, dengue, leptospirose, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar a importância do saneamento básico e as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.

  1. Etapa 1 - Dividir a turma em 3 grupos \- as estações.

    Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Explique a dinâmica para a turma, o tempo das estações e organize todos os materiais que serão utilizados.

    \- Estação 1: Uso do solo - rotação de terras, terraceamento, aterros, etc.

    Os alunos irão pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e apresentar as vantagens e desvantagens de cada uma delas, bem como exemplos práticos de aplicação. Para isso, podem utilizar livros, revistas, internet, entre outros recursos. Organize um diário de bordo ou ficha para o registro das informações.

    \- Estação 2: Recursos hídricos - sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição

    Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes sistemas de irrigação e tratamento de água, além de apresentar as vantagens e desvantagens de cada um deles. Também irão pesquisar sobre as redes de distribuição de água e como elas funcionam. Para isso, podem utilizar livros, revistas, internet, entre outros recursos. Organize um diário de bordo ou ficha para o registro das informações.

    \- Estação 3: Saneamento básico - coleta de lixo, tratamento de esgoto, abastecimento de água

    Os alunos irão pesquisar sobre as medidas de saneamento básico, como a coleta de lixo, tratamento de esgoto e abastecimento de água, e apresentar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas medidas, bem como exemplos práticos de aplicação. Para isso, podem utilizar livros, revistas, internet, entre outros recursos. Organize um diário de bordo ou ficha para o registro das informações.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Após a realização das atividades nas estações, os alunos irão se reunir com toda sala para discutir as informações coletadas e apresentar as descobertas.

  3. Etapa 3 - Elaboração de cartazes

    Cada aluno irá elaborar um cartaz sobre a importância do saneamento básico, contendo as informações coletadas e exemplos práticos. Os cartazes serão expostos na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Faça um debate com os alunos sobre a importância do saneamento básico e as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.

  5. Etapa 5 - Atividade de fixação

    Os alunos irão elaborar um texto sobre a importância do saneamento básico e as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos. Combine o prazo para a entrega e explique os critérios para a formulação do texto.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e reforce a importância do saneamento básico para a saúde pública e qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover o debate e a reflexão sobre a importância do saneamento básico para a saúde pública e qualidade de vida da população.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas nos cartazes e no texto.
  • Envolvimento dos alunos no debate em sala de aula.
  • Coerência e clareza na apresentação das vantagens e desvantagens das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Coerência e clareza na apresentação das medidas de saneamento básico e sua importância para a saúde pública.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades propostas.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover o debate e a reflexão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Participar do debate em sala de aula.
  • Elaborar um texto coerente e claro sobre o tema.