Aula sobre A Importancia Do Saneamento Basico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O saneamento básico é um tema extremamente importante para a saúde pública e qualidade de vida das pessoas, mas infelizmente ainda é um problema em muitas regiões do Brasil. Nesta aula, vamos entender a importância do saneamento básico e como ele pode afetar a vida das pessoas. Alguns exemplos práticos que podemos citar são a falta de tratamento de esgoto em algumas cidades, o descarte inadequado de lixo e a falta de acesso à água potável. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula explicando a importância do saneamento básico. Para exemplificar, utilize imagens da falta de saneamento básico e suas consequências. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e sub-ideias. Auxilie os alunos durante a criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Faça perguntas para os alunos sobre o tema e organize o tempo e formato das apresentações.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre saneamento básico, como a construção de sistemas de tratamento de esgoto e a importância da coleta seletiva de lixo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre como o saneamento básico pode ser melhorado em sua cidade e quais ações podem ser tomadas para isso. Solicite o registro das ideias. Um brainstorm pode ser realizado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e reforce a importância do saneamento básico para a saúde pública e qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a importância do saneamento básico.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um mapa conceitual para organizar as informações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em explicar as ideias centrais e sub-ideias do mapa conceitual.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo sobre como melhorar o saneamento básico em sua cidade.
  • Capacidade dos alunos em relacionar o tema com exemplos práticos apresentados pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Fazer perguntas para os alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre saneamento básico e anotar as informações mais importantes.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar as ideias centrais e sub-ideias.
  • Participar da discussão em grupo sobre como melhorar o saneamento básico em sua cidade.
  • Relacionar o tema com exemplos práticos apresentados pelo professor.