A Inconfidência Mineira e as ideias liberais
Liberdade ainda que tardia. Você já leu/ouviu essa frase? Ela está na bandeira do estado de Minas Gerais e é muito simbólica para os mineiros. Vamos entender em qual contexto ela surgiu? 🔺 Se concentre, e vem aprender nessa aula de História!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa certa sobre a Inconfidência Mineira, movimento de influência iluminista que aconteceu no século XVIII:
Atividade completaA)
Desejava o fim da dominação de Portugal sobre Minas Gerais; seus membros eram das classes populares.B) Desejava o fim da dominação de Portugal sobre Minas Gerais; seus membros eram da elite mineira.
C) Desejava o fim da dominação de Portugal sobre a Bahia; seus membros eram das classes populares e desejavam o fim da escravidão.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se opunham à exploração econômica e política da Coroa Portuguesa. Eles defendiam ideias liberais, como a igualdade de direitos e a liberdade de comércio. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Atividade completaSala de aula invertida
4. Ensino Híbrido:
A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se reuniam em segredo para discutir ideias liberais e a independência do Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. Eles irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas."Atividade completaEnsino Híbrido
5. Gamificação:
A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se reuniam em segredo para discutir ideias liberais e a independência do Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a inspiraram. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema.Atividade completaGamificação
6. Rotação por estações:
A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se opunham à exploração econômica e política da Coroa Portuguesa. Eles defendiam ideias liberais, como a igualdade de direitos e a liberdade de comércio. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.Atividade completaRotação por estações
7. Design Thinking:
A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se reuniam em segredo para discutir ideias liberais e a independência do Brasil em relação a Portugal. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá ajudá-los a entender melhor as motivações e sentimentos dos personagens envolvidos no movimento.Atividade completaDesign Thinking
8. Design Sprint:
A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se reuniam em segredo para discutir ideias liberais e a independência do Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a inspiraram. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaDesign Sprint
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: