Aula sobre A Inconfidencia Mineira E As Ideias Liberais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se reuniam em segredo para discutir ideias liberais e a independência do Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a inspiraram. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o contexto histórico da Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a inspiraram. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que entenderam e fazer anotações em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais ideias e personagens envolvidos na Inconfidência Mineira. Forneça exemplos de mapas mentais para inspirar os alunos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão votar em grupo sobre qual aspecto da Inconfidência Mineira eles gostariam de explorar em mais detalhes. Dê exemplos de possíveis aspectos, como a participação das mulheres na Inconfidência Mineira ou a influência das ideias iluministas no movimento.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo de uma atividade que possa ser realizada em sala de aula para explorar o aspecto escolhido. Eles podem criar um jogo, uma dramatização ou uma apresentação em grupo. Dê exemplos de possíveis atividades.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas atividades para a turma e receber feedback dos colegas. Você deve fornecer critérios de avaliação para ajudar os alunos a avaliar suas próprias atividades.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Clareza e precisão na apresentação do aspecto escolhido da Inconfidência Mineira.
  • Criatividade e originalidade na criação da atividade.
  • Coerência entre o protótipo e o aspecto escolhido.
  • Habilidade em receber e dar feedback construtivo.
  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas do Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o contexto histórico da Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a inspiraram.
  • Fornecer exemplos de mapas mentais, atividades e critérios de avaliação.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos durante a apresentação das atividades.
  • Avaliar as atividades dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e fazer anotações em seus cadernos.
  • Criar um mapa mental sobre o tema.
  • Votar em grupo sobre qual aspecto da Inconfidência Mineira eles gostariam de explorar em mais detalhes.
  • Criar um protótipo de uma atividade que possa ser realizada em sala de aula para explorar o aspecto escolhido.
  • Apresentar a atividade para a turma e receber feedback construtivo dos colegas.