Aula sobre A Inconfidencia Mineira E As Ideias Liberais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se reuniam em segredo para discutir ideias liberais e a independência do Brasil em relação a Portugal. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá ajudá-los a entender melhor as motivações e sentimentos dos personagens envolvidos no movimento.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. Explique também sobre a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher o mapa com informações sobre os personagens envolvidos na Inconfidência Mineira, como Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que coletaram no mapa de empatia. Eles irão compartilhar suas descobertas e discutir as motivações e sentimentos dos personagens envolvidos na Inconfidência Mineira.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Você irá mediar a discussão e ajudar os alunos a entender melhor as ideias liberais que motivaram o movimento.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um cartaz ou uma apresentação de slides sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. Eles irão utilizar as informações coletadas no mapa de empatia e nas discussões em grupo para criar sua apresentação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu cartaz ou apresentação de slides para a turma. Você irá mediar a discussão e ajudar os alunos a entender melhor as ideias liberais que motivaram o movimento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a empatia e a capacidade de entender as motivações e sentimentos dos personagens históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação de slides ou cartaz criado pelos alunos.
  • Capacidade de explicar as ideias liberais que motivaram a Inconfidência Mineira.
  • Capacidade de relacionar o tema com outros eventos históricos.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e a metodologia Design Thinking.
  • Mediar as discussões em grupo e ajudar os alunos a entender melhor as ideias liberais que motivaram a Inconfidência Mineira.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido no final da aula.
  • Incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações sobre os personagens envolvidos na Inconfidência Mineira.
  • Discutir as informações coletadas no mapa de empatia em grupo.
  • Criar um cartaz ou apresentação de slides sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram.
  • Apresentar o cartaz ou apresentação de slides para a turma.
  • Continuar pesquisando sobre o tema após a aula.