Aula sobre A Inconfidencia Mineira E As Ideias Liberais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. Os inconfidentes eram um grupo de intelectuais, comerciantes e proprietários de terras que se opunham à exploração econômica e política da Coroa Portuguesa. Eles defendiam ideias liberais, como a igualdade de direitos e a liberdade de comércio. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a Inconfidência Mineira. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais que a motivaram. Você deve indicar o vídeo, podendo utilizar os disponibilizados em plataformas como o YouTube.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as ideias liberais apresentadas no vídeo. Cada grupo deverá escolher um líder para apresentar as conclusões da discussão.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. O objetivo é que eles avaliem a atividade e expressem suas opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template de Dinâmica dos 3 Qs e discutirá as opiniões expressas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma síntese da aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, incentivando a discussão e a expressão de opiniões.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões da discussão.

Ações do professor

  • Escolher um vídeo adequado para a aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a Inconfidência Mineira e as ideias liberais.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.