Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A independência do Haiti é um tema importante para entendermos a história da América Latina e do Caribe. O Haiti foi a primeira colônia a se tornar independente na região, em 1804, após uma longa luta contra o domínio francês. Esse evento teve reflexos em todo o continente, inclusive no Brasil colonial, que na época ainda era governado por Portugal. Neste momento, os alunos irão aprender sobre a Revolução de São Domingos, que foi o movimento que levou à independência do Haiti, e como ele influenciou a luta pela independência no Brasil. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo criativo em cinco etapas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique a importância da Revolução de São Domingos para a história da América Latina e do Caribe. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais acontecimentos e personagens envolvidos na Revolução de São Domingos e seus reflexos no Brasil colonial.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um aspecto da Revolução de São Domingos que mais lhes chamou a atenção e irão pesquisar mais sobre ele. Eles irão compartilhar suas descobertas com o restante da turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o aspecto escolhido da Revolução de São Domingos e seus reflexos no Brasil colonial. Eles irão utilizar ferramentas digitais para criar o infográfico.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e irão discutir sobre as diferentes perspectivas apresentadas. Eles irão avaliar o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a Revolução de São Domingos como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa.
  • Avaliar as implicações da Revolução de São Domingos na luta pela independência no Brasil colonial.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa mental criado na etapa 2.
  • Relevância e qualidade das informações pesquisadas na etapa 3.
  • Qualidade do infográfico criado na etapa 4.
  • Participação na apresentação dos infográficos e na discussão em grupo na etapa 5.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos nas diferentes etapas do processo criativo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos infográficos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa mental sobre o tema.
  • Escolher um aspecto da Revolução de São Domingos para pesquisar mais.
  • Criar um infográfico sobre o aspecto escolhido.
  • Apresentar o infográfico para a turma e participar da discussão em grupo.