Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A independência do Haiti é um tema importante para a história do Brasil colonial, pois teve reflexos significativos na luta pela independência do país. Aqui, os alunos irão aprender sobre a Revolução de São Domingo, que foi um evento singular e um desdobramento da Revolução Francesa. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de identificar a Revolução de São Domingo e avaliar suas implicações. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as perspectivas dos personagens envolvidos na história.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia Design Thinking. Em seguida, peça aos alunos que formem grupos de quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre um personagem envolvido na Revolução de São Domingo. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma. Incentive a discussão sobre as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Contextualização histórica

    Contextualize a Revolução de São Domingo e seus reflexos no Brasil colonial. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as implicações da Revolução de São Domingo na luta pela independência do Brasil. Incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma. Avalie a participação e o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a fazerem uma autoavaliação sobre seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa.
  • Avaliar as implicações da Revolução de São Domingo na luta pela independência do Brasil.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das apresentações dos grupos.
  • Capacidade de identificar as implicações da Revolução de São Domingo na luta pela independência do Brasil.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Thinking.
  • Incentivar a participação e o trabalho em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um personagem envolvido na Revolução de São Domingo.
  • Discutir em grupo sobre as implicações da Revolução de São Domingo na luta pela independência do Brasil.
  • Apresentar suas conclusões para a turma.