Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A independência do Haiti é um tema importante para a história do Brasil colonial, pois teve reflexos significativos na luta pela independência do país. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar o momento mais envolvente e didático, permitindo que os alunos criem um mapa de registro com informações sobre o jogo que será desenvolvido. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a luta pela independência do Haiti influenciou a luta pela independência do Brasil e como a história do Haiti é importante para a compreensão da história da América Latina.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize\-o para os alunos, explicando a importância da independência do Haiti para a história do Brasil colonial.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para desenvolverem o jogo.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem criar o mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos devem desenvolver o jogo com base no mapa de registro criado na etapa anterior.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que é engajador.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as implicações da Revolução de São Domingo na história do Brasil colonial.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada, destacando a importância da participação dos alunos na construção do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Criar e apresentar um projeto.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade do jogo desenvolvido.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre as implicações da Revolução de São Domingo na história do Brasil colonial.
Ações do professor
- Contextualizar o tema para os alunos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Participar da criação do mapa de registro.
- Desenvolver o jogo em grupo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Compreender as implicações da Revolução de São Domingo na história do Brasil colonial.