Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A independência do Haiti é um tema importante para a história do Brasil colonial, pois teve reflexos significativos na luta pela independência do país. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar o momento mais envolvente e didático, permitindo que os alunos criem um mapa de registro com informações sobre o jogo que será desenvolvido. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a luta pela independência do Haiti influenciou a luta pela independência do Brasil e como a história do Haiti é importante para a compreensão da história da América Latina.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize\-o para os alunos, explicando a importância da independência do Haiti para a história do Brasil colonial.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para desenvolverem o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar o mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos devem desenvolver o jogo com base no mapa de registro criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que é engajador.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as implicações da Revolução de São Domingo na história do Brasil colonial.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada, destacando a importância da participação dos alunos na construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Criar e apresentar um projeto.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade do jogo desenvolvido.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre as implicações da Revolução de São Domingo na história do Brasil colonial.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar da criação do mapa de registro.
  • Desenvolver o jogo em grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Compreender as implicações da Revolução de São Domingo na história do Brasil colonial.