Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A independência do Haiti é um evento histórico importante que teve reflexos no Brasil colonial. Vamos explorar como a Revolução de São Domingo, que culminou na independência do Haiti, foi um desdobramento da Revolução Francesa e como isso afetou o Brasil colonial. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam a importância desse evento histórico singular e suas implicações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema e apresente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, apresente o objetivo e os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre a Revolução de São Domingo e seus reflexos no Brasil colonial. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e debater sobre o tema, utilizando o template de avaliação por rúbrica. Oriente e faça a mediação do debate, garantindo que todos os alunos participem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões e argumentos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e garanta que as apresentações sejam claras e objetivas.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala

    Após as apresentações, crie espaço para uma discussão, incentivando os alunos a fazerem perguntas e aprofundarem o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o momento utilizando o template de avaliação por rúbrica. Recolha as avaliações e utilize os resultados para aprimorar a metodologia em momentos futuros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade das argumentações apresentadas.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.
  • Participação na discussão em sala.
  • Avaliação da aula utilizando o template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar e mediar o debate em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Garantir que as apresentações sejam claras e objetivas.
  • Recolher as avaliações e utilizar os resultados para aprimorar a metodologia em momentos futuros.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Apresentar conclusões e argumentos de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em sala.
  • Avaliar a aula utilizando o template de avaliação por rúbrica.