Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema contextualizando a independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial. Utilize imagens, vídeos ou textos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Contextualização históricaNesta estação, os alunos irão ler textos e assistir a vídeos sobre a Revolução de São Domingo e a independência do Haiti. Eles deverão responder a perguntas sobre o tema e discutir em grupo as implicações da independência do Haiti para o Brasil colonial.
Estação 2 - Análise de documentos históricos
Nesta estação, os alunos irão analisar documentos históricos relacionados à independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial. Eles deverão identificar as principais informações contidas nos documentos e discutir em grupo as implicações dessas informações para a história do Brasil.
Estação 3 - Produção de texto
Nesta estação, os alunos irão produzir um texto sobre a independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial. Eles deverão utilizar as informações obtidas nas estações anteriores e apresentar uma reflexão crítica sobre o tema.
Etapa 3 - Socialização dos textos
Os alunos irão socializar os textos produzidos na estação 3. Cada grupo irá apresentar sua reflexão crítica sobre o tema.Etapa 4 - Conclusão
Conclua retomando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa.
- Avaliar as implicações da independência do Haiti para o Brasil colonial.
- Estimular a produção de texto crítico e reflexivo sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das informações contidas nos documentos históricos.
- Reflexão crítica e coerente sobre o tema.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Ler textos e assistir a vídeos sobre o tema.
- Analisar documentos históricos relacionados à independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial.
- Produzir um texto crítico e reflexivo sobre o tema.