Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A independência do Haiti é um tema importante para a história do Brasil e da América Latina. A Revolução de São Domingo, que culminou na independência do Haiti, foi um evento singular e um desdobramento da Revolução Francesa. A independência do Haiti teve reflexos no Brasil colonial, pois inspirou movimentos de libertação de escravizados e influenciou a luta pela independência do Brasil. Os alunos irão aprender sobre a independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em três grupos, que irão realizar as atividades propostas em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema contextualizando a independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial. Utilize imagens, vídeos ou textos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Contextualização histórica

    Nesta estação, os alunos irão ler textos e assistir a vídeos sobre a Revolução de São Domingo e a independência do Haiti. Eles deverão responder a perguntas sobre o tema e discutir em grupo as implicações da independência do Haiti para o Brasil colonial.

    Estação 2 - Análise de documentos históricos

    Nesta estação, os alunos irão analisar documentos históricos relacionados à independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial. Eles deverão identificar as principais informações contidas nos documentos e discutir em grupo as implicações dessas informações para a história do Brasil.

    Estação 3 - Produção de texto

    Nesta estação, os alunos irão produzir um texto sobre a independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial. Eles deverão utilizar as informações obtidas nas estações anteriores e apresentar uma reflexão crítica sobre o tema.


  3. Etapa 3 - Socialização dos textos

    Os alunos irão socializar os textos produzidos na estação 3. Cada grupo irá apresentar sua reflexão crítica sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Conclua retomando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa.
  • Avaliar as implicações da independência do Haiti para o Brasil colonial.
  • Estimular a produção de texto crítico e reflexivo sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das informações contidas nos documentos históricos.
  • Reflexão crítica e coerente sobre o tema.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Ler textos e assistir a vídeos sobre o tema.
  • Analisar documentos históricos relacionados à independência do Haiti e seus reflexos no Brasil colonial.
  • Produzir um texto crítico e reflexivo sobre o tema.