Aula sobre A Independencia Do Haiti E Os Reflexos No Brasil Colonial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A independência do Haiti é um tema importante para entendermos a história do Brasil colonial e suas implicações. O Haiti foi a primeira colônia a se tornar independente na América Latina, em 1804, após uma revolução liderada por escravizados. Esse evento teve reflexos no Brasil, que na época ainda era uma colônia portuguesa. A revolução haitiana inspirou movimentos de libertação de escravizados em outras partes do mundo, inclusive no Brasil. Neste momento, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da independência do Haiti para a história do Brasil colonial. Será feita uma breve explanação sobre a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Revolução de São Domingo e seus reflexos no Brasil colonial. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa, incentivando-os a relacionar as informações e a criar conexões entre os conceitos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as implicações da Revolução de São Domingo no Brasil colonial e como ela influenciou os movimentos de libertação de escravizados no país. Oriente a discussão, incentivando a participação de todos os alunos e fazendo perguntas que estimulem o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de relacionar as informações e criar conexões entre os conceitos.
  • Capacidade de avaliar as implicações da Revolução de São Domingo no Brasil colonial.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas que estimulem o debate.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fazer uma breve conclusão, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Revolução de São Domingo e seus reflexos no Brasil colonial.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Avaliar as implicações da Revolução de São Domingo no Brasil colonial.