A intencionalidade discursiva - parte 2
Nessa aula de Inglês você vai revisar a intencionalidade discursiva e aprender a escrever em inglês com intencionalidade de exemplificação, reafirmação e conclusão. Bom aprendizado!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
As expressões for instance e in this perspective, na sequência, são usadas pra transmitir as intencionalidades de:
Atividade completaA)
Exemplificação; reafirmação.B) Condição; conclusão.
C) Exemplificação; oposição.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Professor, contextualize o assunto, explicando a importância da utilização dos conectores na construção de argumentação e intencionalidade discursiva. Você pode utilizar exemplos práticos como discursos políticos, editoriais de jornais, entre outros documentos que possam exemplificar a intencionalidade discursiva.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, vamos trabalhar a intencionalidade discursiva usando a metodologia Aprendizagem Entre Pares. A intencionalidade discursiva é a intenção que o falante tem ao usar as palavras para transmitir sua mensagem. Os conectores são essenciais na construção de um discurso coerente e com intenção clara. Vamos explorá-los e avaliar como eles ajudam a apresentar argumentos mais fortes.Atividade completaObjetivo:
Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
5. Gamificação:
Nesta prática, os alunos irão aprender sobre a intencionalidade discursiva e como os conectores podem auxiliar na construção da argumentação. Eles trabalharão em grupos para criar jogos em que utilizarão esses conectores para desenvolver a intencionalidade discursiva de seus personagens.Atividade completaGamificação em 7 etapas:
6. Sala de Aula Invertida:
Nesta prática, abordaremos a intencionalidade discursiva e como utilizar os conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese para construir uma argumentação coerente e consistente. Para alcançar esse objetivo, utilizaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão responsáveis pela construção de um mapa conceitual sobre o tema.Atividade completa7. Cultura Maker:
Nesta atividade, vamos trabalhar com a intencionalidade discursiva e a utilização de conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação.Atividade completaA intencionalidade discursiva é a capacidade de produzir textos com objetivos específicos, como persuadir, informar, entreter, entre outros.
Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento da comunicação e da argumentação. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos serão desafiados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
8. Design Thinking:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre conectores utilizados para construção da argumentação e intencionalidade discursiva, tais como indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese. A atividade foi pensada para ser realizada em 7 etapas, utilizando a metodologia ativa Design Thinking, e recursos analógicos.Atividade completaExemplo prático:
O professor pode fornecer exemplos de textos que utilizem conectores, como artigos de jornais ou revistas, e pedir para que os alunos identifiquem os conectores utilizados e como eles auxiliam na construção da argumentação e intencionalidade discursiva do texto.
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: