Aula sobre A Intencionalidade Discursiva Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Professor, contextualize o assunto, explicando a importância da utilização dos conectores na construção de argumentação e intencionalidade discursiva. Você pode utilizar exemplos práticos como discursos políticos, editoriais de jornais, entre outros documentos que possam exemplificar a intencionalidade discursiva.

  1. Etapa 1 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos.

  2. Etapa 2 - Tema e Subtópicos

    Escolha previamente os temas e subtópicos e deixe que cada grupo escolha um tema e um subtópico, através de uma roleta de temas. Os temas e subtópicos podem ser encontrados no livro didático. Exemplos: uso da tecnologia na educação; preservação do meio ambiente; conscientização sobre direitos humanos, etc.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo irá escolher um problema relacionado ao tema e subtópico escolhido.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar três possíveis alternativas para o problema proposto.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá propor uma solução para o problema.

  6. Etapa 6 - Construção do Diário de Bordo

    Os grupos irão construir um diário de bordo no qual serão registrados o tema, o subtópico, o problema, as possíveis alternativas e a solução proposta, utilizando recursos analógicos, como cartolina, papel sulfite e canetas coloridas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, expondo o tema, o subtópico, o problema, as possíveis alternativas e a solução proposta, utilizando conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, ouvir e respeitar as opiniões do outro.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
  • Elaboração criativa do diário de bordo.
  • Participação e colaboração do grupo.

Ações do professor

  • Explicar o assunto e os objetivos da atividade.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e do subtópico.
  • Auxiliar os grupos na elaboração do diário de bordo.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos grupos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Respeitar as opiniões dos colegas do grupo.
  • Utilizar os conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
  • Elaborar o diário de bordo com criatividade.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma de forma clara e objetiva.