Aula sobre A Intencionalidade Discursiva Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos trabalhar a intencionalidade discursiva usando a metodologia Aprendizagem Entre Pares. A intencionalidade discursiva é a intenção que o falante tem ao usar as palavras para transmitir sua mensagem. Os conectores são essenciais na construção de um discurso coerente e com intenção clara. Vamos explorá-los e avaliar como eles ajudam a apresentar argumentos mais fortes.

Objetivo:

Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o objetivo da aula e explique brevemente o que é intencionalidade discursiva e como é importante usar conectores no discurso.

  2. Etapa 2 - Grupos de trabalho

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 e entregue para cada grupo um tema específico para discutir. Exemplo: Os prós e contras do uso de celular na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Organização do grupo

    Cada grupo deverá organizar a discussão e dividir as responsabilidades para que todos os membros participem igualmente.

  4. Etapa 4 - Construção dos argumentos

    Os alunos devem construir argumentos que justifiquem sua posição sobre o tema. Devem ser claros, precisos e coerentes com a intencionalidade discursiva proposta.

  5. Etapa 5 - Apresentação e comunicação

    Cada grupo terá dois minutos para apresentar seus argumentos e responder a perguntas do resto da turma. Devem usar conectores adequados e técnicas de apresentação para manter a atenção dos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo receberá um template de avaliação por pares, que conterá critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada membro do grupo deverá avaliar individualmente os outros três membros do grupo, atribuindo notas numa escala de 1 a 5.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma breve reflexão sobre a importância dos conectores e das técnicas de apresentação para a intencionalidade discursiva. Faça uma análise coletiva dos resultados da avaliação por pares e destaque pontos positivos e possibilidades de melhoria para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e intencionalidade discursiva
  • Estimular a cooperação e a avaliação por pares
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula
  • Explicar conceitos-chave
  • Criar templates de avaliação por pares
  • Fazer a análise coletiva dos resultados da avaliação

Ações do aluno

  • Discutir o tema em grupo
  • Organizar a discussão e dividir responsabilidades
  • Construir argumentos claros, precisos e coerentes
  • Avaliar os colegas usando o template de avaliação por pares.