Aula sobre A Intencionalidade Discursiva Parte 2

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos trabalhar com a intencionalidade discursiva e a utilização de conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação.

A intencionalidade discursiva é a capacidade de produzir textos com objetivos específicos, como persuadir, informar, entreter, entre outros.

Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento da comunicação e da argumentação. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos serão desafiados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 -

    Como introdução ao tema, apresente um vídeo sobre a importância da intencionalidade discursiva e a utilização de conectores para a construção da argumentação.

    Em seguida, explique a atividade e como ela será desenvolvida.


  2. Etapa 2 -

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que escolher um tema para trabalhar.

    Esse tema pode ser algo relacionado à sua realidade, como bullying, meio ambiente, saúde, entre outros.

    Professor, forneça algumas sugestões de temas para os alunos.


  3. Etapa 3 -

    Cada grupo terá que preencher as lacunas em um texto argumentativo fornecido pelo professor.

    Nesse texto, os alunos deverão utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese nas lacunas.


  4. Etapa 4 -

    Após o preenchimento das lacunas e a correção do exercício, os grupos deverão produzir um texto sobre o tema definido na etapa 2.

    Os grupos deverão apresentar seus textos para a turma e utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.


  5. Etapa 5 -

    Os grupos construirão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos estudantes sobre a atividade.

  6. Etapa 6 -

    Faça uma avaliação geral da atividade, destacando os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados.

  7. Etapa 7 -

    Para finalizar, faça uma roda de conversa com os alunos sobre a importância da intencionalidade discursiva e a utilização de conectores para a construção da argumentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir textos argumentativos com objetivos específicos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria produção textual e a de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
  • Coerência e coesão textual.
  • Clareza na exposição de ideias.
  • Capacidade de avaliar a própria produção textual e a de seus colegas.
  • Participação ativa na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a atividade de forma clara e objetiva.
  • Fornecer sugestões de temas para os alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir textos argumentativos com objetivos específicos.
  • Avaliar a produção textual dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para trabalhar em grupo.
  • Produzir um texto argumentativo utilizando conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal.
  • Apresentar o texto argumentativo para a turma e utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.