Aula sobre A Intencionalidade Discursiva Parte 2
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A intencionalidade discursiva é a capacidade de produzir textos com objetivos específicos, como persuadir, informar, entreter, entre outros.
Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento da comunicação e da argumentação. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos serão desafiados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 -
Como introdução ao tema, apresente um vídeo sobre a importância da intencionalidade discursiva e a utilização de conectores para a construção da argumentação.Em seguida, explique a atividade e como ela será desenvolvida.
Etapa 2 -
Os alunos serão divididos em grupos e terão que escolher um tema para trabalhar.Esse tema pode ser algo relacionado à sua realidade, como bullying, meio ambiente, saúde, entre outros.
Professor, forneça algumas sugestões de temas para os alunos.
Etapa 3 -
Cada grupo terá que preencher as lacunas em um texto argumentativo fornecido pelo professor.Nesse texto, os alunos deverão utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese nas lacunas.
Etapa 4 -
Após o preenchimento das lacunas e a correção do exercício, os grupos deverão produzir um texto sobre o tema definido na etapa 2.Os grupos deverão apresentar seus textos para a turma e utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 5 -
Os grupos construirão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos estudantes sobre a atividade.Etapa 6 -
Faça uma avaliação geral da atividade, destacando os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados.Etapa 7 -
Para finalizar, faça uma roda de conversa com os alunos sobre a importância da intencionalidade discursiva e a utilização de conectores para a construção da argumentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação.
- Estimular a criatividade e a capacidade de produzir textos argumentativos com objetivos específicos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria produção textual e a de seus colegas.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
- Coerência e coesão textual.
- Clareza na exposição de ideias.
- Capacidade de avaliar a própria produção textual e a de seus colegas.
- Participação ativa na atividade em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a atividade de forma clara e objetiva.
- Fornecer sugestões de temas para os alunos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de produzir textos argumentativos com objetivos específicos.
- Avaliar a produção textual dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
Ações do aluno
- Escolher um tema para trabalhar em grupo.
- Produzir um texto argumentativo utilizando conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal.
- Apresentar o texto argumentativo para a turma e utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participar ativamente da atividade em grupo.