Aula sobre A Intencionalidade Discursiva Parte 2

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre conectores utilizados para construção da argumentação e intencionalidade discursiva, tais como indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese. A atividade foi pensada para ser realizada em 7 etapas, utilizando a metodologia ativa Design Thinking, e recursos analógicos.

Exemplo prático:

O professor pode fornecer exemplos de textos que utilizem conectores, como artigos de jornais ou revistas, e pedir para que os alunos identifiquem os conectores utilizados e como eles auxiliam na construção da argumentação e intencionalidade discursiva do texto.


  1. Etapa 1 - Mapa da empatia

    Professor, peça aos alunos para criarem um mapa de empatia sobre um público-alvo. Construir o perfil do público-alvo ajudará os alunos a criarem a argumentação que utilizarão em seus textos. Exemplos de público-alvo: alunos de escolas públicas; pacientes em tratamento médico; turistas, etc.

    Campos do mapa:

    \- O que ele pensa e sente?

    \- O que ele escuta?

    \- O que ele fala e faz?

    \- O que ele vê?

    \- Dores

    \- Ganhos


  2. Etapa 2 - Brainstorm de conectores

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas e peça para que, em grupo, criem uma lista de conectores que conhecem e que podem ser utilizados para a construção da argumentação e intencionalidade discursiva em seus textos.

  3. Etapa 3 - Seleção dos conectores

    Cada aluno irá selecionar os conectores que mais se adequam ao perfil do público-alvo que identificaram na etapa 1.

  4. Etapa 4 - Escrevendo o texto

    Cada aluno irá escrever um texto argumentativo utilizando os conectores selecionados na etapa 3.

  5. Etapa 5 - Pareamento de textos

    Em duplas, os alunos deverão ler os seus textos, apontando e discutindo o uso dos conectores, a intencionalidade discursiva do texto e avaliando quais os pontos do texto do colega precisam melhorar.

  6. Etapa 6 - Melhoria do texto

    Cada aluno irá revisar e melhorar seu próprio texto, utilizando as sugestões dadas pelo colega do pareamento.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Os alunos irão apresentar seus textos para a turma, destacando o uso de conectores que auxiliaram na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrita argumentativa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores na construção da argumentação e intencionalidade discursiva do texto.
  • Clareza e coerência na apresentação das ideias no texto.
  • Atividade em grupo e comunicação durante a apresentação do trabalho.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa da empatia.
  • Fornecer exemplos de conectores para a construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Auxiliar os alunos na etapa de revisão e melhoria dos textos.
  • Avaliar os textos argumentativos e a apresentação oral.

Ações do aluno

  • Criar o mapa da empatia.
  • Identificar conectores utilizados em textos e criar uma lista própria.
  • Selecionar os conectores que mais se adequam ao perfil do público-alvo.
  • Escrever um texto argumentativo utilizando os conectores selecionados.
  • Parear textos e discutir a utilização dos conectores e intencionalidade discursiva do texto.