Aula sobre A Intencionalidade Discursiva Parte 2

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta prática, os alunos irão aprender sobre a intencionalidade discursiva e como os conectores podem auxiliar na construção da argumentação. Eles trabalharão em grupos para criar jogos em que utilizarão esses conectores para desenvolver a intencionalidade discursiva de seus personagens.

Gamificação em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, apresente o tema sobre intencionalidade discursiva e dê exemplos práticos de conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese, como "moreover", "unless", "although", "but", "therefore" e "in summary".

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Em seguida, divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação da atividade

    Explique que cada grupo deve criar um jogo utilizando os conectores discursivos apresentados, criando um mapa de registro com os seguintes campos:

    Nome do Jogo;

    Objetivo do Jogo;

    Desafios do Jogo;

    Níveis;

    Esquema de Recompensas;

    Informações para o consumidor final; e

    Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?


  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Cada grupo terá um tempo para fazer um brainstorming das ideias para o jogo, onde deverão definir os objetivos, desafios e níveis do jogo, assim como as recompensas e informações para o consumidor final.

  5. Etapa 5 - Design do jogo

    Com as ideias em mente, cada grupo irá criar o design do jogo, a história dos personagens e como os conectores discursivos serão usados para desenvolver a intencionalidade discursiva.

  6. Etapa 6 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deve criar o mapa de registro com os campos definidos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Os grupos apresentarão seus jogos para a turma e o professor avaliará o uso correto dos conectores discursivos e a intencionalidade discursiva dos jogos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores discursivos para construir uma argumentação coesa e coerente.
  • Estimular a criatividade e a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva dos alunos em relação ao uso da intencionalidade discursiva na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Uso correto e adequado dos conectores discursivos.
  • Intencionalidade discursiva clara e coerente.
  • Criatividade e inovação na criação do jogo.
  • Participação e trabalho em grupo.
  • Coerência e coesão textual.

Ações do professor

  • Apresentação e explicação do tema.
  • Divisão em grupos e orientação da atividade.
  • Acompanhamento das etapas do desenvolvimento da atividade.
  • Avaliação da atividade e dos resultados.
  • Feedback do desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participação ativa na atividade.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Uso adequado e correto dos conectores discursivos.
  • Apresentação clara e objetiva do jogo.