Aula sobre A Intencionalidade Discursiva Parte 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta prática, abordaremos a intencionalidade discursiva e como utilizar os conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese para construir uma argumentação coerente e consistente. Para alcançar esse objetivo, utilizaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão responsáveis pela construção de um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Professor, selecione materiais didáticos e exemplificativos que apresentem a estrutura textual de argumentação, com foco em conectores.

  2. Etapa 2 - Orientação

    Disponibilize para os alunos, via internet ou no formato físico papel, um roteiro que apresente a estrutura textual de argumentação, com foco em conectores, e materiais didáticos para leitura e compreensão. Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida, indicando que é esperado que no próximo encontro presencial eles já tenham lido o material e se inteirado do tema.

  3. Etapa 3 - Atividade

    Os alunos, em duplas, deverão criar um mapa conceitual, com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade, sobre o tema "A Intencionalidade Discursiva". O objetivo do mapa é apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e consistente, utilizando os conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.

  4. Etapa 4 - Discussão

    As duplas deverão apresentar os seus mapas conceituais para o restante da turma. Promova uma discussão em sala de aula sobre os mapas conceituais criados, a fim de verificar a importância dos conectores para construir ideias consistentes e coerentes.

  5. Etapa 5 - Correção

    Corrija e avalie individualmente os mapas conceituais produzidos pelos alunos. Deverão ser avaliados conforme os critérios estabelecidos previamente.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça feedback positivo e construtivo aos alunos, ressaltando pontos positivos da atividade e apontando possíveis melhorias e pontos de atenção.

  7. Etapa 7 - Consolidação

    Para consolidar o aprendizado, proponha uma atividade prática para que os alunos produzam uma argumentação com uso de conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese. Oriente os alunos na construção da argumentação e avalie a atividade segundo os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Aprimorar a capacidade de leitura e compreensão dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de construção de mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Clareza na apresentação das ideias.
  • Organização e apresentação do mapa conceitual.
  • Participação e comprometimento nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Selecionar materiais didáticos e exemplificativos.
  • Promover discussão em sala de aula.
  • Corrigir e avaliar individualmente os mapas conceituais produzidos pelos alunos.
  • Orientar os alunos na construção da argumentação.

Ações do aluno

  • Ler e compreender os materiais selecionados.
  • Desenvolver o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão sobre os mapas conceituais.
  • Produzir uma argumentação utilizando conectores.