Aula sobre A Lua E Suas Fases

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Lua é um dos corpos celestes mais fascinantes e perceptíveis da nossa galáxia. Ela é vista no céu durante a noite e pode ser observada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Apesar de ser um objeto tão conhecido, muitas pessoas não sabem como funcionam as fases da Lua e os eclipses. Nesta aula, serão explorados esses fenômenos com a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo para entender melhor as fases da Lua e como elas ocorrem. Os alunos poderão aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas, como observar a Lua no céu durante a noite.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre as fases da Lua e os eclipses. Faça o uso de recursos visuais, como imagens e vídeos, para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deverá pesquisar e discutir sobre as fases da Lua e como elas ocorrem, utilizando recursos como livros, internet e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os alunos deverão criar o diário de bordo em grupo, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como papel, canetas, lápis de cor, e outros materiais que possam ser encontrados. O diário de bordo deverá conter imagens, textos e desenhos que representem as fases da Lua e como elas ocorrem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a classe, explicando o processo de criação e as informações contidas nele. É importante incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e incentivando a discussão.

  5. Etapa 5 - Observação da Lua no céu

    Proponha para alunos observar a Lua no céu durante a noite. Os alunos poderão utilizar o conhecimento adquirido durante a aula para identificar as fases da Lua e como elas ocorrem.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Promova uma discussão final com os alunos, incentivando a reflexão sobre o que foi aprendido e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do diário de bordo.
  • Promover a observação e a reflexão sobre a Lua no céu.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre as fases da Lua e os eclipses.
  • Identificação correta das fases da Lua durante a observação noturna.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos durante as atividades propostas.
  • Fazer uso de recursos visuais para ilustrar o assunto.
  • Incentivar a reflexão e a discussão entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e discutir sobre as fases da Lua e os eclipses em grupo.
  • Criar o diário de bordo em grupo, utilizando a criatividade e a colaboração.
  • Observar a Lua no céu durante a noite e identificar as fases corretamente.