Aula sobre A Lua E Suas Fases

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Lua é um dos corpos celestes mais fascinantes para os estudantes, e compreender suas fases é essencial para entendermos os fenômenos naturais que ocorrem em nosso planeta. As fases da Lua são influenciadas pelas posições relativas entre Sol, Terra e Lua e podem ser observadas a olho nu.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Diferenciar as fases da lua e as causas dessa variação.

2\. Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.

3\. Desenvolver a capacidade de tomar decisões e justificar escolhas.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e mostrará imagens e vídeos sobre as fases da Lua, explicando como elas ocorrem e sua utilidade para civilizações antigas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos deverão pesquisar em grupos sobre as fases da Lua e como elas ocorrem. Eles poderão utilizar livros, enciclopédias, internet e outros recursos disponíveis. Forneça orientações e dicas para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas, os alunos deverão fazer um esboço do que entenderam sobre as fases da Lua com formas que acreditam ser mais fácil para uma pessoa que nunca teve contato com o tema entender. Eles poderão usar desenhos, gráficos, tabelas, mapas mentais e outros recursos que acharem necessários.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos deverão discutir em grupo e decidir qual a melhor forma de explicar as fases da Lua para outras pessoas. Eles deverão apresentar suas ideias e justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Com base na decisão tomada na etapa anterior, os alunos deverão criar um protótipo de apresentação sobre as fases da Lua. Eles poderão utilizar recursos digitais, como slides, vídeos, animações, entre outros. Depois, deverão apresentar suas criações para a turma e receber feedbacks.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam sobre as fases da Lua e como a metodologia do Design Sprint ajudou na compreensão do tema.

  7. Etapa 7 - - Atividade

    Pesquisa sobre como as diferentes fases da lua moldam a natureza e afetam os seres vivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar as fases da lua e as causas dessa variação.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de tomar decisões e justificar escolhas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e clareza na apresentação do protótipo.
  • Capacidade de justificar as escolhas tomadas.
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Fornecer orientações e dicas para a pesquisa.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Acompanhar o progresso dos grupos e dar feedbacks.
  • Conduzir uma reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre as fases da Lua.
  • Fazer um esboço do que entenderam sobre o tema.
  • Discutir em grupo e decidir como apresentar o tema.
  • Criar um protótipo de apresentação sobre as fases da Lua.
  • Apresentar suas criações e receber feedbacks.